Eduardo Feio defende que o país "tem que reflectir sobre a eleição directa" dos representantes das Associações de Municípios em Portugal.
O Vereador do PS na Câmara de Aveiro sublinha que o aumento de competências e a gestão de orçamentos "cada vez mais significativos" exige maior responsabilização. No modelo actual são os autarcas que elegem os autarcas, responsáveis políticos da região, e os Deputados municipais 'saem' das Assembleias de cada Concelho para uma Assembleia Intermunicipal.
O antigo candidato à presidência da Câmara de Aveiro defende uma reflexão sobre o que se pretende com os modelos de descentralização. "Associações de municípios com mais de 500 milhões de euros de orçamento, que não são fiscalizadas como as Câmaras o são pelas Assembleias Municipais, não me parece que esse seja o melhor modelo para gerir uma área territorial com estas características". Eduardo Feio ambiciona um debate sobre a forma de eleger os órgãos dirigentes e a forma de gestão das Comunidades Intermunicipais.