Centro de Interpretação da Pateira de Frossos vai contar com apoio da Universidade de Aveiro.

O Centro de Interpretação da Pateira de Frossos (CIPF) celebrou o seu 3.º aniversário e a autarquia de Albergaria anuncia acordos com a Universidade de Aveiro.

Este polo dinamizador da educação ambiental, da valorização do território e da promoção da cidadania ecológica no Concelho de Albergaria-a-Velha passa a contar com o conhecimento científico da UA.

A cerimónia com a presença do Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, tendo sido a oportunidade para o Município de Albergaria-a-Velha celebrar vários protocolos de cooperação com a instituição de ensino superior, que irão permitir a receção regular de estudantes de licenciatura e mestrado para a realização de estágios curriculares em diversas áreas.

Em particular, o acordo com o Departamento de Biologia, liderado por Fernando Gonçalves, visa transformar a Pateira de Frossos num laboratório vivo para os futuros cientistas do país, tornando esta zona húmida numa ferramenta pedagógica de excelência.

A cerimónia contou ainda com o lançamento oficial do “Guia da Flora da Pateira de Frossos”, resultado de um trabalho de campo e investigação científica que pretende apoiar o conhecimento e a preservação da biodiversidade local.

A Vereadora Sandra Almeida salientou que o percurso tem sido possível graças à dedicação e empenho da equipa que diariamente trabalha no Centro, assumindo um compromisso contínuo com a qualidade, a inovação e a proximidade à comunidade.

“Um agradecimento especial à equipa do Centro de Interpretação, que tem trabalhado de forma incansável para promover e valorizar a Pateira de Frossos, garantindo que este espaço natural seja cada vez mais conhecido e apreciado”, afirmou.