A Câmara Municipal de Aveiro terminou hoje a substituição do relvado do Estádio Municipal de Aveiro (EMA), "seguindo-se os trabalhos complementares necessários", informou a autarquia em comunicado enviado à Redacção Terra Nova.
"Construído em 2003 para ser um dos palcos do EURO 2004, o relvado do EMA era o único que ainda não tinha sido trocado, tendo a sua vida útil chegado ao fim após 15 anos de utilização intensa e ao mais alto nível".
Este novo relvado está a ser colocado pela empresa RED – responsável pela instalação de “tapetes verdes” nos Estádios de FC Porto, Sporting e Benfica – terá a sua estreia no jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, que se joga em Aveiro no dia 4 de Agosto, pelas 20h45 envolvendo as equipas do FC Porto e o Desportivo das Aves.
A colocação do novo 'tapete verde' teve um custo de 145 mil euros (+ IVA), e um investimento acrescido de 11 mil euros (+ IVA) para a revisão da rede de rega e drenagem.
Na próxima época vão competir no EMA a Oliveirense e o Beira-Mar.
Neste primeiro semestre de 2018 a CMA investiu mais de 129 mil euros na manutenção do Estádio. Recentemente procedeu-se à manutenção das colunas de som nas bancadas, num investimento de 60 mil euros (+ IVA) e à revisão do sistema de videovigilância, no valor de 35 mil euros (+IVA). Para além destas intervenções, e para resolver o problema da sujidade provocada pela permanência e pernoita de aves nas zonas de circulação – nomeadamente de pombos – a CMA investiu cerca de 34 mil euros (+ IVA) com a colocação de portas em todos os vomitórios de acesso ao relvado bem como com a colocação de rede “anti-pombo” em todo o perímetro externo da zona de circulação.