O Relatório de Gestão e Contas do Município de Ovar 2016 foi hoje apresentado e aprovado, sem votos contra, em sede de reunião de Câmara.
No documento apresentado e de acordo com o presidente da Câmara, com o Orçamento de cerca de 39 Milhões de euros assistiu-se a uma taxa de execução global de 84% na Receita e de 70% na Despesa. A autarquia procedeu a um investimento direto superior a 5,7 Milhões de euros, ao qual acresce um investimento indireto quer pelas transferências efetuadas para as Juntas de Freguesia e Instituições sem Fins Lucrativos quer, ainda, através da AdRA, da Sociedade Polis e da Lusitânia Gás, perfazendo um investimento total superior a 10 Milhões de euros.
“Observa-se assim, um forte investimento sem descurar as contas e mantendo uma boa situação financeira, tendo sido apurado um saldo da conta gerência de 5,5 Milhões de Euros”.
Salvador Malheiro adianta que “não trabalhamos para saldos da Conta Gerência e não trabalhamos para a redução desmedida das despesas correntes, mas para honrar os nossos compromissos e contribuir para a qualidade de vida dos nossos munícipes”.
“Apesar de todo este contexto, a sustentabilidade económico financeira continua a ser um imperativo desta Câmara Municipal e mantemos uma boa situação financeira. Durante o exercício de 2016, a divida de médio e longo prazo para com as Instituições Financeiras continuou a ser reduzida significativamente. As disponibilidades financeiras mantêm-se estáveis e acompanham o enorme esforço que temos efetuado na gestão dos recursos municipais. Os indicadores financeiros de Médio e Longo Prazo são muito bons. A solvabilidade e autonomia financeira continuam com excelentes performances.”