O Bloco de Esquerda quer saber que medidas o governo vai tomar para mitigar as fugas de efluentes provenientes da Unidade de Tratamento Mecânico Biológico de Eirol.
Os relatos sobre fugas de efluentes para a via pública provenientes da Unidade de Tratamento Mecânico Biológico situada em Eirol, no concelho de Aveiro, desencadearam esta posição.
A Unidade de Tratamento Mecânico Biológico de Eirol processa resíduos de 16 municípios, pelo que uma eventual fuga de efluentes poluentes provenientes dos processos de tratamento de lixo acarreta, segundo o BE, “riscos para o ambiente e para a saúde humana”.
O BE diz que a UMTB tem gerado desconforto na área de Eirol e que as queixas são recorrentes.
O site Notícias de Aveiro adianta que a empresa já explicou que a descarga reportada pela Quercus ficou a dever-se ao entupimento no sistema de drenagem do emissário da Águas da Região de Aveiro e que a desobstrução a rede e limpeza do local foi tratada de imediato.
A ERSUC adianta ainda que desencadeou um estudo para eliminar a possibilidade de descarga de lixiviados pré-tratados causarem problemas de drenagem no emissário e provocar entupimentos.