Aveiro quer aproveitar a rede “EuniverCities” para fortalecer a candidatura a Capital Europeia da Cultura e a presença nesse fórum é relevante porque permite a troca de experiências.
Trata-se de uma rede Europeia, de cidades de média dimensão e suas universidades, com o objetivo de promover o trabalho colaborativo entre cidades e universidades e a troca de experiências entre parceiros europeus.
Esta semana o município recebe o encontro dos diferentes parceiros.
Ribau Esteves não esconde que tem para apresentar o trabalho desenvolvido pelos municípios e pela Universidade de Aveiro como exemplo de cooperação.
Mas espera que este encontro seja também fonte de conhecimento a partir das experiências de outras cidades (com áudio)
O objetivo principal da rede passa por promover a troca de experiências e conhecimento entre parceiros europeus que partilham o mesmo tipo de desafios sociais.
Em Aveiro, em dois dias, decorre uma das duas reuniões anuais da rede, que conta com cerca de 40 representantes de municípios e universidades de cidades europeias.
Parma (Itália), Ghent (Bélgica), Magdeburg (Alemanha), Exeter (Reino Unido), Lausanne (Suíça), Málaga (Espanha), Linkoping e Norrkoping (Suécia), Trondheim (Noruega), Innsbruck (Áustria), Turku (Finlândia) e Timisoara (Roménia) são presenças asseguradas.
A reunião em Aveiro é dedicada ao tema “Como podem as universidades ser parceiros ativos no desenvolvimento de atividades culturais nas cidades”.
O Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, explica que essa ligação é, hoje, incontornável (com áudio)
O Vereador da Câmara Municipal de Parma, Leonardo Spadi, e o docente universitário Pier Luigi Sacco defendem que a rede tem muito para dar em diferentes domínios. O autarca parmesão defende que essa ligação é importante para todas as cidades envolvidas (com áudio)