O Partido Socialista afirma preocupação pelo quadro da habitação em Aveiro e pede medidas que ajudem os agregados familiares a encontrar imóveis disponíveis para arrendamento a preços comportáveis.
Os vereadores sugerem mais Habitação Social em novas freguesias, habitação para jovens e habitação de “acolhimento” de indivíduos ou agregados familiares que se desloquem para o município em trabalho e estudo.
A oposição deixou a recomendação na reunião desta quinta salientando o quadro de imóveis devolutos um pouco por todo o Município.
“Esta dinâmica é contrária à fixação população que se desloca para o concelho por motivos de estudo/trabalho e até da manutenção dos mesmos no nosso território, face aos preços crescentes do arrendamento, que optam por se deslocar para territórios limítrofes”.
O PS destaca as iniciativas governamentais nas Políticas de Habitação, com destaque para o recém-lançado Programa de Arrendamento Acessível mas propõe que o Município defina um “documento orientador com a sua política e ações para a estratégia de habitação municipal” como forma de “identificar as áreas de intervenção e os instrumentos necessários para o atingir”.
A autarquia de Aveiro tem vindo a cumprir a modernização de habitações em diferentes locais num investimento considerado decisivo na melhoria das condições de vida e ordenamento de áreas deixadas sem apoio definido durante anos.