A JS de Aveiro diz que o mais recente discurso de Ribau Esteves sobre a relação de Aveiro com a cidade universitária “não corresponde à verdade”.
O autarca afirma Aveiro como “cidade de estudantes” que “enriquecem o desenvolvimento da Cidade, do Município e da Região de Aveiro, nomeadamente ao nível económico e social”.
No discurso da sessão de abertura do Congresso da Associação Internacional dos Demógrafos da Língua Francesa, o autarca foi mais longe e falou dos desafios da mobilidade.
“Aveiro distingue-se pelo seu trabalho de requalificação urbana e viária, com prioridade à circulação suave e pedonal e pela estratégia de descarbonização e redução do consumo de energia”.
A Juventude Socialista diz que não pode “ficar indiferente” ao teor do discurso.
“Como poderemos afirmar que Aveiro é uma cidade de estudantes quando este executivo não os apoia? Será Aveiro uma cidade de estudantes quando a atual coligação camarária PSD/CDS se recusa a dialogar com os estudantes sobre a deficitária rede de transportes municipal? Será Aveiro uma cidade de estudantes quanto não existe nenhuma ligação (em ciclovia dedicada) para os estudantes se deslocarem de bicicleta entre a Estação Ferroviária e o campus universitário/estabelecimentos de ensino secundário do município?”, questiona a JS em nota divulgada esta quinta-feira.
Questiona, ainda, o grau de eficácia das políticas de mobilidade e a ausência de Conselho Municipal de Juventude.
E não esqueceu as recentes trocas de palavras entre o presidente da Câmara e o presidente da Associação Académica a propósito das relações entre Autarquia e AAUAV.
“No que diz respeito ao apoio aos movimentos associativos juvenis, em particular à maior associação do município, este executivo continua reiteradamente a falhar nas promessas que tem vindo – sucessivamente - a fazer, nomeadamente no que diz respeito à vertente financeira”.