O Bloco de Esquerda lança as bases da campanha autárquica em Aveiro com mensagem sobre o setor da habitação.
Desafia os cidadãos a juntarem-se à força política para construir uma candidatura autárquica "coletiva, ampla e participada".
Para tal lançou uma campanha de presença nas ruas, de cartazes e de informação online.
Disponibiliza igualmente um formulário de contacto em aveiro.bloco.org.
O primeiro tema da campanha está já nas ruas com ideia forte sobre habitação.
”Venda de terrenos públicos para habitação de luxo? Queres diferente? Vem construir a alternativa nas autárquicas com o Bloco” é o mote desta ação.
O BE aponta dedo a PSD e PS pelas políticas das últimas décadas em Aveiro.
"Aveiro não construiu habitação pública dirigida à classe média e até vendeu os terrenos públicos para habitação privada aos preços mais altos do concelho. Em consequência, Aveiro ficou bastante vulnerável ao fenómeno internacional de subida dos preços da habitação à força da especulação pela entrada do capital nesta esfera da vida social".
Como solução, o BE quer adaptar políticas públicas de habitação que funcionam nalgumas cidades da Áustria, Alemanha e Países Baixos.
O lançamento das ações de preparação para as autárquicas crítica, ainda, a forma como as principais forças assentam as estratégias nas personalidades (Ribau Esteves e Alberto Souto Miranda).
"Num momento onde as candidaturas do centrão se centram unicamente na escolha de uma personalidade para o concelho, sem a apresentação de propostas ou compromissos, o Bloco de Esquerda pretende construir uma candidatura coletiva de levantamento popular para fazer diferente na habitação, nos transportes públicos e na mobilidade, na resposta às alterações climáticas e na cultura".