O Bloco de Esquerda assinala os dois anos do terceiro mandato de Ribau Esteves com críticas aos partidos de poder que acusa de ignorarem os problemas da habitação e ao principal partido da oposição por partilhar o mesmo programa da maioria.
Em nota divulgada esta quarta-feira, a concelhia do BE diz que os mais recentes comunicados da Aliança com Aveiro e do Partido Socialista espelham a forma como os partidos de “poder” olham para a realidade. “É notável que tanto o PSD como o PS não façam uma única referência à crise da habitação. Estes partidos ignoram o maior problema atual das políticas autárquicas”.
Recorde-se que a Aliança, coligação que reúne PSD, PP e PPM, reclamou a recuperação da “falência financeira deixada pelos mandatos do PS”.
Para o BE os dois blocos acabam por anular-se na troca de palavras.
Na atual governação de direita encontra “impostos máximos e serviços públicos mínimos”, falta de serviços públicos e política imobiliária que vai aquecendo o mercado.
Quanto ao PS diz que é um vazio de ideias que vem a público reclamar como suas as obras concretizadas por Ribau Esteves.
“O PS não só reivindica que a construção de parques de estacionamento subterrâneos é obra e ideia sua como também reivindica que o empreendimento de preços premium Foz de Prata, cuja apresentação contou com Ribau Esteves na semana passada, é ideia sua. De facto, nas políticas que fizeram disparar o preço da habitação em Aveiro PSD e PS estiveram juntos no voto e na partilha do mesmo modelo”.
Para os bloquistas esta competição não leva a um bom futuro.
“O Bloco de Esquerda recusa esta corrida para o futuro e considera que a sociedade não está condenada à competição entre dois partidos com o mesmo programa eleitoral a discutir qual o aplica melhor”.