Aveiro avança para a construção de um Parque Infantil da Bicicleta no Bairro do Liceu.
Ação que decorre do programa “Viva a Cidade”, iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro com propostas de cidadãos para a Área de Reabilitação Urbana.
Um dos sete projetos vencedores é o Parque Infantil da Bicicleta, a ser construído no Bairro do Liceu, no relvado com uma superfície com cerca de 2990 m2, compreendido entre a Avenida 25 de Abril, a Norte, a Rua de São Martinho, a Sul e limitado a Este pela ferrovia.
Este novo equipamento ficará também muito próximo da Escola Mário Sacramento e junto ao novo trajeto ciclável que se encontra neste momento em construção.
O Parque da Bicicleta tem como objetivo oferecer um espaço de encontro de amigos e famílias, onde os mais novos aprendam também a adquirir competências chave relacionadas como a utilização da bicicleta.
Obra orçada em 90 mil euros mais IVA e que está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro.
Na reunião de sexta ficou também decidida a abertura de concurso concurso público para a construção de três projetos do “Viva a Cidade”, a “Minibiblioteca”, o “Parque Canino” e a “Rua Verde”, pelo valor base global de 91.100€ (+ IVA).
A “Minibiblioteca” será um espaço público, a edificar entre a Rua de São Martinho e a Avenida 25 de Abril e trata-se de um projeto de participação coletiva de incentivo à leitura e cultura.
Os livros são de uso público, porém a responsabilidade sobre eles é de cada um.
Quanto ao “Parque Canino”, que será construído no Cais de São Roque, no prolongamento do Parque dos Remadores Olímpicos, será um espaço vedado que permitirá a convivência e educação animal.
Quanto ao projeto "Rua Verde", na área da Rua Cândido dos Reis, tem como objetivo a criação de áreas de convívio, de descanso e interação entre residentes, trabalhadores dos espaços comerciais e outros.
Esta é uma iniciativa que está integrada no PEDUCA/Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro, sendo apoiado por fundos da União Europeia, através do Programa C2020, sendo cofinanciado em 172.815€ pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).