Aveiro quer chegar a Janeiro de 2024 com as condições para colocar em marcha os novos termos do contrato com a Aveiro Bus.
O executivo aprovou a revisão que vai sujeitar a visto do Tribunal de Contas com reforço de meios que vai chegar a quase meio milhão de euros.
Assume investimento no reforço de carreiras, linhas e novo percurso circular na cidade.
Ribau Esteves assegura que o Município está atento às novas tendências com aumento de residentes e turistas.
Ao 7º ano de operação, os transportes públicos de Aveiro vão entrar em nova etapa com investimento de mais meio milhão de euros para levar mais longe o esforço do transporte público de passageiros.
O Partido Socialista clama “finalmente”.
Rui Soares Carneiro diz que ao fim de 7 anos há novidades para mostrar aos cidadãos.
Ainda assim diz que a política de mobilidade não pode começar nem acabar nesta medida.
O vereador diz que com este investimento Aveiro deixa os distritais dos transportes mas ainda longe dos campeonatos de I Liga (com áudio)
Ribau esclarece que esta revisão deixa já em aberto possíveis novos reforços depois de 2025.
Sobre o desafio de reforço proposto pelo PS, o autarca apela à ponderação para garantir visto do Tribunal de Contas à revisão, com a criação de uma nova linha que não fez parte de concurso público.
Ribau Esteves diz que é necessário ser “ponderado” para evitar surpresas do TC e não colocar em risco a sustentabilidade da Câmara (com áudio).
A proposta de reforço da oferta assenta essencialmente no aumento da frequência das carreiras diurnas, o aumento dos horários noturnos, a criação de duas novas linhas urbanas para cobrir novas zonas da Cidade e do Município, bem como o aumento da periodicidade dos horários noturnos e das linhas de circulação ao fim de semana.
Destaque para o aumento de 40% no número de carreiras diurnas que passam de 220 para 309, e de 118% no número de carreiras ao fim de semana, de 54 para 118.
Nas carreiras noturnas, as carreiras passam de 3 para 24, durante a semana.
As duas novas linhas urbanas circulares ao centro da Cidade de Aveiro têm partida e chegada na Estação da CP, em circuitos de 40 minutos, intercaladas em sentidos inversos, que inclui a passagem pelo Cais de São Roque, Universidade de Aveiro, Centro de Congressos de Aveiro e zona urbana da Forca-Vouga.
Com a eliminação da antiga Linha 13 de ligação ao Forte da Barra (agora sob gestão da operação Intermunicipal da Região de Aveiro – BusWay), os quilómetros que estavam afetos a esse percurso são convertidos na densificação da rede atual, o que se traduz num aumento da produção quilométrica anual de 286.501 km e um valor adicional de investimento da CMA na rede de transportes públicos de 515.701€.