Aveiro ativa esta semana o Gabinete de Atendimento e Apoio aos Cidadãos para a gestão da aplicação do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19.
Trata-se de uma via para facilitar contactos e esclarecimentos com Linha Verde telefónica (800 210 139), e-mail dedicado (covid19.gab@cm-aveiro.pt) e espaço específico no site da autarquia.
Este serviço vem complementar a ação da “Equipa de Gestão Covid-19” que se encontra em funções no âmbito do Plano de Contingência da CMA.
Mais um reforço na implementação da segunda fase do programa que executa apoios com uma dotação de 2 milhões de euros.
A Fase 2 do programa mantém ações lançadas no arranque do combate e aprofunda medidas na dinamização da atividade socioeconómica.
Inclui a disponibilização de 420 computadores para empréstimo a Alunos Carenciados; disponibilização de um serviço de consultas da especialidade de Psicologia; Cultura; abertura dos Museus e Salas de Exposições a partir de 18 de maio e do Teatro Aveirense a partir de 1 de junho; apoio logístico e financeiro extraordinário às Juntas de Freguesia no âmbito das suas ações de Combate à Pandemia do Covid-19; cooperação com as Associações Empresarias e PME’s para apoiar as Empresas a conhecer e aceder aos apoios do Governo e da União Europeia, assim como a partilhar recursos, com especial atenção para as micro e as pequenas Empresas e assegura a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual, nomeadamente Máscaras, a universos específicos de Cidadãos, nomeadamente a Inquilinos CMA de Habitação Social, Cidadãos Clientes de Mercados Municipais, Visitantes de Museus, Espectadores do Teatro Aveirense, entre outros.
Este é o momento em que a autarquia assume a importância de intensificar o trabalho que visa a concretização da obra de ampliação do Hospital de Aveiro com Unidade de Ambulatório e Centro Académico Clínico.
“O trabalho de verdadeira e ativa equipa que temos realizado no Combate ao Covid-19, com muito bons resultados, entre a CMA, o CHBV, a UA, a CIRA e o ACeS-BV, veio demonstrar ainda com mais evidência que temos capacidades relevantes em termos Institucionais e de Recursos Humanos, e que temos de ter um Hospital de Aveiro e também na Região de Aveiro (Aveiro + Águeda + Estarreja) que tenha as devidas e modernas condições físicas e de equipamento que merecemos e exigimos, ao serviços dos Cidadãos que aqui residem, trabalham ou passam tempos de turismo e de cultura”.
Com uma saudação aos Profissionais de Saúde, Entidades Parcerias Públicas e Privadas, Cidadãos Voluntários e Empresas doadoras, a autarquia reafrma uma luta com esforço coletivo para superar o momento.