A Assembleia Municipal de Aveiro reúne esta noite em sessão pública no edifício Sede da Sociedade Musical Santa Cecília, em São Bernardo.
Sessão para debater a Atividade Municipal entre Junho e Setembro e que promete levar a debate temas de interesse municipal e a voz dos cidadãos.
Os trabalhos decorrem a partir das 20h30 e a sessão inclui a discussão de propostas de recomendação à Câmara “Pela Criação de Creches Municipais” e “Implementação de Videovigilância nas Áreas Centrais de Aveiro”.
O Bloco de Esquerda apresentou uma proposta na Assembleia Municipal de Aveiro para a autarquia iniciar todos os esforços para construir creches municipais.
A proposta está agendada e deverá ser discutida na sessão desta sexta-feira.
O Partido diz que de acordo com os dados mais recentes (2022), existiam 486 crianças em lista de espera, sem vaga.
Com a população do concelho a crescer, o BE diz que é preciso alargar a oferta.
Nota ainda que, no país, como em Aveiro, “as respostas sociais para a infância são protagonizadas pelo setor social, financiado por acordos de cooperação com a Segurança Social.
E recorda que “o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) aponta precisamente a necessidade de investir no alargamento do número de lugares em creches precisamente devido à sua reduzida taxa de cobertura da resposta.
Seguindo o exemplo de autarquias que tomaram a iniciativa de criar novas creches, o BE diz que Aveiro deve seguir esse caminho.
“O Bloco considera que esta é uma medida essencial de serviço público e de desenvolvimento das crianças a que a Câmara Municipal de Aveiro não se pode alhear. A criação de creches dirigidas a crianças até aos 3 anos, é um importantíssimo serviço para a sua sociabilização, aprendizagem e é uma medida imensamente eficaz a debelar insuficiências, carências e menores fatores de desenvolvimento que as crianças possam ter”.