Os Deputados do Partido Socialista de Aveiro retomam a iniciativa de eliminação total das portagens na A25.
O Grupo Parlamentar do PS apresenta uma proposta de correção do Orçamento do Estado para 2026 que visa eliminar, de forma definitiva, as portagens em toda a extensão da A25.
Recorde-se que um troço ficou por isentar sob o argumento de que se trata de uma concessão diferente e acabou fora da aplicação da Lei n.º 37/2024, de 7 de agosto, que pôs fim à cobrança de portagens em várias autoestradas anteriormente integradas no regime SCUT.
As referências ao pequeno troço portajado na A25 tem sido constante em atos eleitorais mas ainda sem fim à vista para a “discriminação”.
“Este é mais um compromisso com Aveiro que não fica esquecido. E o Partido Socialista trabalha de forma determinada para honrar os compromissos e servir Aveiro e o país”, refere o grupo Parlamentar do PS.
O PS lembra que a eliminação de portagens em vias situadas em regiões de baixa densidade, com reduzido tráfego e capacidade excedentária, representa “medida de discriminação positiva para os territórios do interior” mas não pode esquecer Aveiro uma vez que a “otimização da rede de infraestruturas existente” “retira trânsito no atravessamento de vias urbanas”.