Autárquicas: "É o tempo de decidir se queremos continuar a avançar com valores sólidos ou ficamos reféns da estagnação e da indiferença” - Sérgio Magueta (PS).

Sérgio Magueta assume a candidatura à liderança da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação e diz que o faz como grito contra a “estagnação e indiferença”.

O PS promoveu a apresentação da candidatura no passado domingo no largo da Bruxa.

É a terceira candidatura autárquica do docente do ensino secundário que mantém voz ativa na Assembleia de Freguesia.

Sérgio Magueta apresentou-se com “energia renovada” na sua terceira candidatura.

“Renovo hoje o mesmo compromisso que assumi desde a minha primeira candidatura há oito anos a esta parte: dar voz à minha paixão pela nossa terra. Gosto da Gafanha da Encarnação. Gosto muito. E quero continuar a servi-la com responsabilidade, com verdade e com lealdade. Agora é o tempo de decidir se queremos continuar a avançar com valores sólidos ou ficamos reféns da estagnação e da indiferença.”

O candidato socialista apontou como prioridades a requalificação e criação de passeios, a união e expansão de ciclovias, a dinamização dos espaços culturais da freguesia, a instalação de WC público no largo da Bruxa, a implantação de praias fluviais e de maré com área de merendas, a iluminação do Caminho do Praião, a implementação do Orçamento Participativo, a recuperação da travessia fluvial para a Costa Nova do Prado e a presença física de uma delegação da Junta de Freguesia naquela praia, bem como a criação de condições para a construção de um lar e centro de dia para idosos.

Sónia Fernandes reiterou que “Sérgio Magueta está preparado para liderar a mudança de que a Gafanha da Encarnação precisa”, com a “confiança crescente que a comunidade vem depositando nele”.

Comprometeu-se, uma vez eleita Presidente da Câmara, a trabalhar lado-a-lado com o novo Presidente da Junta para “fazer da Junta um espaço aberto, atento e participativo”.

“Vamos trabalhar com rigor, com seriedade e com esperança, porque a Gafanha da Encarnação merece mais e nós estamos aqui para garantir que o tem.”

Para esse efeito, Sónia Fernandes defende que a Ria de Aveiro deve ser encarada como o centro cívico daquela freguesia, secundando o candidato à Junta de Freguesia na necessidade de priorizar os investimentos de valorização da laguna para aportar sustentabilidade ambiental e qualidade de vida àquelas comunidades.

Pedro Tróia, mandatário da candidatura, afirmou que se sente motivado para ajudar o PS a garantir uma mudança no concelho, porque os ilhavenses “merecem mais e melhor”.

“Assistimos nos últimos quatro anos a uma Câmara sem políticas que sirvam a população. A isto chamo incompetência e falta de visão. Nada de vulto foi feito ao nível estrutural. Foi a política do remendo e da vaidade. O que melhor fizeram foi pavonear-se por entre os súbditos, numa atitude distante e de superioridade em relação ao comum dos mortais. Não verificámos políticas de fundo viradas para as pessoas, não é de festas que as pessoas precisam. As pessoas precisam sim de transportes e habitações que satisfaçam as suas mais básicas necessidades. Não existiu arrojo, vontade mudar, limitaram-se a fazer obras de cosmética”.