Autárquicas: Candidato do PS diz que maioria peca por "inação" no setor da habitação.

O PS Murtosa apresentou publicamente a candidatura às Eleições Autárquicas 2025.

Cerimónia no Museu Municipal da Murtosa reuniu cerca de 300 pessoas tendo como convidados especiais o ex-Secretário de Estado e dirigente nacional do PS João Torres e o Presidente da Federação Distrital de Aveiro e Deputado à Assembleia da República Hugo Oliveira.

Juntaram-se também muitos históricos locais do partido, antigos autarcas e membros destacados da comunidade local, que quiseram demonstrar apoio à candidatura liderada por Augusto Vidal Leite à presidência da Câmara Municipal.

O cabeça de lista fala em candidatura por amor à terra.

“Sou candidato à Presidência da Câmara Municipal da Murtosa. Faço-o com humildade, mas com muita determinação. Por amor à Murtosa”, afirmou, destacando as suas raízes no concelho, a experiência de proximidade com a comunidade e a visão para um futuro “mais sustentável, inclusivo e desenvolvido”.

Augusto Vidal Leite apresentou as grandes linhas orientadoras da sua proposta política, com enfoque em cinco áreas fundamentais: Trabalho, Saúde, Educação, Habitação e Ambiente.

Destacou-se, entre muitas outras linhas estratégicas, a defesa de uma política de desenvolvimento económico com criação de emprego qualificado, a modernização da zona industrial e a aposta na habitação acessível, denunciando o risco de perda de milhões de euros de fundos do PRR por “inação do atual executivo”.

Na área da saúde, comprometeu-se como o reforço dos cuidados de proximidade e criação de novas valências no Centro de Saúde.

Na educação, assumiu a aposta na melhoria das infraestruturas escolares, e criação de um polo de ensino superior, em articulação com a Universidade de Aveiro.

Ainda destacou o seu objetivo em intervir na gestão da Ria, no apoio à pesca, no fomento de políticas vocacionadas para a agricultura e na criação do canil municipal. Augusto Vidal Leite foi firme na crítica à atual gestão autárquica, que acusa de inércia, estagnação e falta de renovação.

“Não podemos dizer que agora é que se vai fazer, quando em 30 anos de governação municipal não foi feito”, referiu, apontando a falta de alternativas credíveis por parte das outras candidaturas.

Outro momento marcante da noite foi a apresentação da lista candidata à Câmara Municipal, que evidencia uma “equipa jovem, com renovação de quadros e compromisso local”.

Confirmando o nome já conhecido, o segundo lugar da lista é ocupado por Nuno Faustino Santos, seguido de Liliana Rufo, João Cunha e Susana Almeida.

Para a presidência da Assembleia Municipal, foi confirmado Hugo Figueiredo.

Foram também anunciados os nomes que encabeçam as candidaturas às Juntas de Freguesia: Sandra Henriques à Junta de Freguesia do Monte, Luís Ferreira à Junta de Freguesia do Bunheiro, Cláudia Campos à Junta de Freguesia da Murtosa e André Pinho à Junta de Freguesia da Torreira.