A Câmara de Ílhavo vai transferir 250 mil euros para as 4 Juntas de Freguesia do concelho mantendo os valores de 2015 depois de um ano de subida. Boa parte vai para obras de manutenção mas há uma componente de apoio às associações e projetos específicos.
São Salvador recebe 99500 euros, incluindo uma verba de 19 mil euros para manutenção de passeios na rua Lar de São José e para aquisição de maquinaria que permita limpeza nas vias de cintura. Cerca de 8 mil euros serão dedicados a apoiar associações.
A Gafanha Nazaré tem uma rubrica global de 87 mil euros, com 7 mil euros para associações e 17 mil euros para obras (arranjos urbanísticos em dois gavetos).
A Junta da Gafanha da Encarnação recebe 41 mil euros, com 28800 para atividades gerais, 3200 euros para associações e 9 mil euros para apoiar a construção de um parque geriátrico junto aos cortes de ténis à entrada da Zona Industrial da Mota.
A Gafanha do Carmo recebe 22500 euros, com 15750 para obras, 1750 euros para associações e 5 mil euros para a obra da requalificação de passeios na rua da Saudade.
Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, afirma que depois de um ano de expansão, 2016 é ano de estabilização nas transferências.
“Sabendo que no ano passado houve aumento significativo, este ano acordámos um valor global de 250 mil euros e que a proporção seria mantida para assegurar esse equilíbrio. No âmbito dos apoios à manutenção de limpezas, caminhos e passeios, dos abrigos de passageiros e placas de toponímica haveria manutenção. E 10% deste valor para dedicar a associações. A diferença estaria nas obras que cada freguesia fizesse. Foi este o modelo global dos contratos interadministrativos. São 250 mil euros diretos para quem presta um serviço mais direto aos munícipes”.
No rescaldo dos acordos, a autarquia admite balanço positivo reforçando o modelo de cooperação. “Já fizemos balanço e pensamos que estes contratos têm funcionado bem. O balanço é positivo. É essencial o apoio que a Câmara dá às juntas e é essencial para o bom trabalho das Juntas. Esta potenciação de sinergias dá bom resultado”.
José Vaz, vereador do PS, deixou uma palavra de reconhecimento pelo trabalho de parceria. “Quero elogiar este tipo de trabalho. Deve ser reconhecida a parceria com as Juntas. Estes acordos clarificam as responsabilidades de cada um, mesmo perante a Lei. Sempre dissemos que poderia haver poupança de custos. Espero que outras pequenas obras possam vir a ser integradas”.
foto: arquivo