São quase 300 fogos a custos controlados, em Aradas, para abrir uma nova frente de reabilitação urbana e responder aos apelos do mercado para habitação a custos controlados.
Aveiro entra nesta nova fase de oferta colocando, parcialmente, os terrenos da antiga fábrica da Pinheira, ao serviço deste projeto.
As 288 habitações estão distribuídas por 4 edifícios, com 4 pisos, em tipoloigias T1 (28 frações), T2 (116 frações) e T3 (144 frações) com 206 lugares de estacionamento em cave.
São 10 blocos de habitação multifamiliar com uma área total de construção de 34.521,36 m2 e estacionamento em cave (7.326,96 m2).
A área de espaços verdes totaliza 2.248,96 m2 incluindo equipamentos infantis e de lazer (866,24 m2).
O IHRU certifica as urbanizações a custos controlados e pode financiar a construção.
Quem compra fica impedido de vender durante 5 anos e a própria empresa contrutora (Encobarra) pensa assumir a propriedade de alguns para arrendamento acessível.
A autarquia explica que esta é uma peça da estratégia local de habitação e que, em breve, leva a reunião do executivo a estratégia local de habitação que passará também por debate em Assembleia Municipal.
Ribau Esteves adianta que depois da reabilitação de habitações sociais, esta é uma nova aposta num segmento diferente que procura responder à classe média sabendo-se que as habitações terão preço máximo tabelado.
Os T1 com 56,42 metros quadrados custam 86.889,69 €, os T2 (82,02 m2) vão até 122 mil euros e os T3 (103,47 m2) podem chegar aos 152 mil euros.
Este empreendimento da Encobarra e de empresas do mesmo grupo procura responder à classe média e apresenta a localização como fator diferenciador pela proximidade à universidade e aos principais pólos comerciais.
Ribau Esteves assegura que é uma “ajuda” sabendo-se que não será suficiente para “arrefecer” o mercado mas pronto para criar alternativas (com áudio)
Aristides Alferes, administrador da Encobarra, fala de um projeto privado trabalhado com o IHRU e com o apoio da Câmara de Aveiro.
Aposta a cinco anos em quatro fases e que promete revolucionar o mercado da habitação em Aveiro (com áudio)