Albergaria: Exposição evoca centenário dos Bombeiros de Albergaria.

A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha inaugura este sábado, dia 3, às 10h30, a exposição “Bombeiros de Albergaria-a-Velha, 100 anos de História”.

A mostra é uma homenagem sentida a 100 anos de serviço, coragem e dedicação de homens e mulheres que, ao longo de um século, deram o melhor de si pela segurança e bem-estar da população de Albergaria-a-Velha.

Através de fotografias, documentos históricos, fardamentos, equipamentos, revisita-se a História da nobre instituição dos Bombeiros de Albergaria-a-Velha, que é parte indissociável da identidade do Concelho.

No verão de 1922, um incêndio alastrou no quarteirão compreendido entre a Praça Rainha D. Teresa e o caminho junto ao edifício dos Correios.

O povo foi chamado a intervir e foi possível salvar quase todas as casas, apesar dos parcos meios disponíveis.

Após este acontecimento, que poderia ter tomado proporções mais graves, começaram os Albergarienses a consciencializarem-se da necessidade da criação de um corpo de bombeiros, que acudisse nestas e noutras necessidades.

A primeira reunião, para a organização de um corpo de bombeiros foi em abril de 1924, com os primeiros Estatutos a serem aprovados em Assembleia Geral de 14 de dezembro de 1924.

O alvará do Governador Civil de Aveiro é datado de 22 de janeiro de 1925, sendo os primeiros Corpos Gerentes posteriormente eleitos em 15 de março de 1925.

A exposição integra o programa comemorativo do centenário dos Bombeiros de Albergaria-a-Velha e pretende ser um momento de memória, celebração e reconhecimento.