A Câmara Municipal de Águeda, em reunião de executivo municipal, esta terça, atribuiu 3500€ aos estabelecimentos de ensino que participaram no Orçamento Participativo das Escolas, uma iniciativa do Ministério da Educação, com o objetivo de aumentar o valor da dotação orçamental disponível e motivar os alunos à apresentação de projetos que contribuam para a melhoria das condições das respetivas escolas.
Registaram-se 1462 participantes na edição deste ano, 2083 votos e 5 propostas vencedoras. Os apoios são distribuídos com a Escola Secundária Marques de Castilho a receber 1000,00€ (mil euros); a Escola Básica de Aguada de Cima 500,00€ (quinhentos euros); a Escola Básica Artur Nunes Vidal 500,00€ (quinhentos euros); a Escola Secundária Adolfo Portela 1000,00€ (mil euros) e o Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga - 500,00€ (quinhentos euros).
Bancos no Corredor, Espaço Desporto e Companhia, Espaço Convívio de Alunos, Aquecimento de salas de aula sem gastar mais energia e arranjo de Balneários são apostas vencedoras.
Decorreu no Dia do Estudante, que se assinala a 24 de março de cada ano, a fase de votação das 19 propostas do Orçamento Participativo das Escolas (OP-Escolas), uma iniciativa do Ministério da Educação, dirigida a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, das escolas do concelho (Agrupamento de Escolas de Águeda, Agrupamento de Escolas Águeda Sul, Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga e Escola Secundária Adolfo Portela).
A Câmara Municipal de Águeda associou-se a esta iniciativa ministerial, com o objetivo de estimular a participação democrática dos estudantes na melhoria das condições da sua escola, promovendo uma reunião com os Diretores onde disponibilizou os moderadores, tablets e Plataforma Participativa do Orçamento Participativo de Águeda e duplicou a dotação orçamental de cada escola, para criar condições financeiras para a apresentação de propostas mais atrativas.
Para Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda “a escola e a educação desempenham um papel fulcral na formação dos cidadãos de amanhã, pelo que queremos que estes jovens tomem contacto com processos de democracia participativa e ganhem competências de cidadania ativa”.