Autárquicas: PSD confirma aposta em Januário Cunha na Murtosa.

O PSD confirma a candidatura de Januário Cunha à Câmara da Murtosa.

Atualmente na liderança da autarquia, depois da saída antecipada de Joaquim Batista, Januário Cunha vai encabeçar a lista do Partido Social Democrata nas próximas eleições autárquicas.

O atual Presidente da Câmara Municipal da Murtosa foi a escolha unânime da Comissão Política da Murtosa do PSD, tendo a candidatura sido já validada pelos órgãos distritais e nacionais do partido.

Januário Cunha apresenta-se aos Murtoseiros com “responsabilidade, humildade e sentido de serviço, num projeto político dinâmico e concretizador que será orientado por três pilares essenciais: Compromisso, Trabalho e Confiança”.

Ao fim de 20 anos de serviço autárquico chega o momento do sufrágio enquanto líder de projeto.

“Um compromisso que não é de hoje, circunstancial ou calculista, em função de interesses pessoais ou lógicas partidárias, mas sim um compromisso real e sólido que se legítima e alicerça nestes 20 anos que leva de dedicação à causa pública, primeiro como vereador, depois como vice presidente e, nos últimos meses, como presidente da Câmara Municipal”.

O Partido Social Democrata chancelou, igualmente, as escolhas dos cabeças de lista aos restantes órgãos autárquicos.

António Maria dos Santos Sousa (Assembleia Municipal da Murtosa), Francisco Pereira (Assembleia de Freguesia do Bunheiro), Filipe Loureiro (Assembleia de Freguesia do Monte), João Paulo Rebelo (Assembleia de Freguesia da Murtosa) e Carlos Aresta (Assembleia de Freguesia da Torreira) são os restantes cabeças de lista.

O mandatário das candidaturas do Partido Social Democrata será Joaquim Baptista, sendo a direção de campanha assumida por Agostinho Oliveira, enquanto o mandatário financeiro será Pedro Abreu.

Januário Cunha nasceu na freguesia do Monte, concelho da Murtosa, no dia 22 de janeiro de 1976.

Frequentou o curso de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro (UA).

No contexto académico, fez parte da direção do ramo estudantil da UA do IEEE, a maior organização internacional de engenheiros de eletrotecnia e eletrónica. Paralelamente, neste período, colaborou com a Saldida FM, realizando programas de autor, como tantos amigos da sua geração.

Licenciou-se em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações no ano 2000, tendo, depois, exercido funções nas equipas técnicas de operadores de telecomunicações, em Lisboa.

Em 2005, aceita o desafio, lançado por Santos Sousa, para integrar as listas do Partido Social Democrata à Câmara Municipal da Murtosa, iniciando, em outubro desse ano, funções no Executivo Municipal em regime de permanência.

Em janeiro de 2012, com a ascensão de Joaquim Baptista ao cargo de Presidente, após a saída de Santos Sousa para Direção do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro, é designado Vice-Presidente da Câmara Municipal, cargo que manterá até ao dia 27 de março de 2025, data assume a sua condição atual de Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, em virtude da saída de Joaquim Baptista para a presidência do conselho de administração das Águas da Região de Aveiro.

Ao longo de quase 20 anos de autarca, teve responsabilidades em variados pelouros, assegurando que essas funções garantiram “profundo conhecimento e experiência de gestão municipal, em áreas tão distintas como a Proteção Civil, Cultura, Ação Social, Modernização Administrativa, Ambiente, Comunicação, Planeamento e Urbanismo, Obras Municipais, Mobilidade, Atividades Económicas, entre outros”.