Anadia: PDM vai permitir habitação em antigos espaços industriais.

Anadia aprovou a proposta da terceira alteração da 1.ª revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).

A alteração prende-se com a introdução de alterações ao Regulamento do Plano que garantam a compatibilidade do uso habitacional com os usos dominantes das categorias de Espaços de Atividades Económicas e Espaços de Uso Especial nos aglomerados urbanos.

Esta opção justifica-se pelo estado de abandono que é possível observar em alguns dos imóveis localizados naquelas categorias de espaços, onde já não ocorre qualquer atividade ligada ao uso previsto pelo plano.

O presidente da Câmara Municipal, Jorge Sampaio, sublinhou que “o que está aqui em causa é a alteração em espaços urbanos, não em zonas industriais, onde não vai ser permitida esta compatibilidade do uso habitacional”.

“O objetivo é aproveitar antigos espaços industriais que se encontram abandonados, alguns mesmo em ruínas, em vários aglomerados urbanos do concelho para que possam ser transformados em zonas de habitação”, adiantou ainda o autarca.

Jorge Sampaio realça que “esta alteração pode contribuir para requalificar estas áreas que se encontram abandonadas, garantindo, desta forma, uma maior vitalidade urbana”.

A proposta vai agora ser remetida à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) para emissão de parecer, após o qual será realizado o período de discussão pública.