O grupo Siemens Gamesa anunciou a aquisição de um conjunto de ativos da alemã Senvion por 200 milhões de euros, e no pacote está a Ria Blades, uma das mais competitivas fábricas europeias de pás para torres eólicas.
O grupo Siemens Gamesa vai ser o novo dono da fábrica de pás eólicas Ria Blades, em Vagos, após o anúncio, esta segunda-feira, da aquisição de um conjunto de ativos do grupo Senvion, que há vários meses entrou em insolvência.
Em comunicado, a Siemens Gamesa, um dos maiores fornecedores de equipamentos eólicos do mundo, informou que a aquisição de ativos à Senvion implicará um investimento de 200 milhões de euros.
Além da Ria Blades, que emprega mais de 700 pessoas, passarão para a Siemens Gamesa vários ativos do grupo Senvion na Alemanha.
Globalmente, o acordo fará com que cerca de 2 mil trabalhadores que hoje integram a Senvion passem a ter a Siemens Gamesa como empregador.
No seu comunicado a Siemens Gamesa sublinha a competitividade da Ria Blades, notando que "a fábrica de pás eólicas onshore em Portugal é uma das unidades de produção mais competitivas da Europa".
"A fábrica de Vagos ajudará a reforçar a cadeia de valor industrial da Siemens Gamesa, reduzindo o aprovisionamento a partir da Ásia", refere o mesmo comunicado.
Fonte: Expresso