Indústria aveirense de olho na Argentina.

A AIDA CCI olha para a Argentina como destino de negócio

A Associação Industrial do Distrito de Aveiro – Câmara de Comércio e Indústria está a organizar iniciativas de internacionalização para 2027, com visitas à Argentina por ocasião da Feira Internacional de Máquina-Ferramenta e Tecnologias, em Buenos Aires, e outra à cidade de Rosário.

As ações surgem na sequência da visita do Embaixador de Portugal naquele país do Mercosul, visam promover novas oportunidades de negócio e atrair investimento argentino para a Região de Aveiro.

O Embaixador de Portugal na Argentina, Gonçalo Nuno Teles Gomes, esteve de visita à Região de Aveiro nos dias 26 e 27 de outubro, no âmbito do projeto Aveiro2World.

A iniciativa partiu de um convite da AIDA CCI – Câmara de Comércio de Aveiro e teve como grande objetivo aproximar o tecido empresarial da região às novas oportunidades de negócio no mercado sul-americano.

O ponto alto da visita foi o workshop «Mercado da Argentina em Foco – Dinâmica do Acordo de Parceria UE-Mercosul», que teve lugar no dia 27 de outubro, nas instalações da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), e que a pedido do diplomata reuniu empresas e representantes de entidades locais interessados em explorar novas oportunidades de negócio naquele mercado sul-americano.

O encontro permitiu aprofundar o conhecimento sobre a economia argentina, esclarecer dúvidas relacionadas com as condições de acesso ao mercado e identificar oportunidades de internacionalização para as empresas.

O Embaixador apresentou perspetivas de desenvolvimento económico e destacou setores com potencial para a cooperação comercial, num contexto marcado pelas oportunidades associadas ao Acordo de Parceria entre a União Europeia e o Mercosul.

Os empresários presentes tiveram oportunidade de colocar questões sobre incentivos, condições de entrada no mercado e possibilidades de desenvolvimento de negócios.

Gonçalo Nuno Teles Gomes manifestou ainda disponibilidade para apoiar a aproximação das empresas de Aveiro à Argentina, colocando a Embaixada de Portugal naquele país à disposição para o desenvolvimento de atividades de natureza comercial.

A visita do Embaixador iniciou com uma reunião de trabalho na sede da AIDA CCI, onde foram equacionadas iniciativas a desenvolver em 2027, com destaque para a presença institucional da AIDA CCI na FIMAQH - Feira Internacional de Máquina-Ferramenta e Tecnologias, em junho, em Buenos Aires, e para a realização de uma missão empresarial à cidade de Rosário prevista para outubro do mesmo ano.

Foi igualmente manifestada abertura para promover o acolhimento de investidores argentinos na Região de Aveiro, com vista à identificação de oportunidades de investimento e ao estabelecimento de parcerias.

Estas iniciativas pretendem dar continuidade a contactos estabelecidos anteriormente, entre a AIDA CCI e a Embaixada de Portugal na Argentina, criando condições para que as empresas da região aprofundem o conhecimento daquele mercado, identifiquem potenciais parceiros e desenvolvam estratégias de internacionalização.

As futuras ações constituem oportunidades para reforçar a presença das empresas de Aveiro naquele país e promover os seus produtos, serviços e competências junto de potenciais clientes e parceiros locais.

O programa da visita integrou também contactos com empresas de referência da Região de Aveiro. No dia 26 de outubro, o Embaixador visitou a OLI, em Aveiro, onde reuniu com a administração e conheceu a atividade da empresa, e no dia seguinte, a fábrica e o museu da Vista Alegre, em Ílhavo.

Estes encontros permitiram apresentar a capacidade produtiva e empresarial da região, bem como o potencial das suas marcas para reforçar a presença em mercados internacionais.

Com um mercado de importação que ultrapassou os 76 mil milhões de dólares em 2025, a Argentina constitui um mercado de interesse para a diversificação das exportações das empresas portuguesas. Entre os principais setores de importação destacam-se as máquinas e aparelhos, os veículos e os produtos químicos, existindo também oportunidades nas áreas da energia, mineração, infraestruturas, agroalimentar e tecnologias.

Enquanto uma das principais economias da América Latina, a Argentina apresenta características que poderão favorecer o desenvolvimento de relações comerciais com Portugal.

O Acordo de Parceria entre a União Europeia e o Mercosul constitui, neste contexto, um elemento relevante para a análise das oportunidades de acesso ao mercado e de reforço das trocas comerciais.

O projeto Aveiro2World é apoiado pelo CENTRO 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia.