A Prio já anunciou as três startups vencedoras do PRIO Jump Start.
Trata-se de um concurso de apoio ao empreendedorismo.
A energética vai investir pelo menos 30 mil euros em projetos inovadores nacionais.
Num ano marcado por mais de 130 candidaturas, oriundas de 25 países, as três empresas vencedoras são portuguesas.
Todos os anos, o Jump Start elege projetos inovadores nas áreas de energia, sustentabilidade e transformação digital.
Este ano, a escolha recaiu sobre três start-ups nacionais: a Windcredible, a GasExpress e a Swee.
Cada uma vai contar com pelo menos 10 mil euros para desenvolver um projeto piloto em conjunto com a PRIO.
Mais do que um programa de aceleração, esta iniciativa oferece aos vencedores a possibilidade de testar os seus produtos ou serviços em ambiente real dentro do universo PRIO.
Além de apoio financeiro, as três startups vencedoras contam também com todo o acompanhamento necessário, estabelecendo uma relação de negócio e parceria com a energética.
A Windcredible está focada no desenvolvimento e produção de turbinas eólicas de eixo vertical, uma tecnologia de energia renovável que gera eletricidade a partir do vento.
O seu design inovador tem várias vantagens em relação às turbinas eólicas tradicionais, incluindo a sua capacidade de gerar eletricidade de formaeficiente, a sua compatibilidade com ambientes urbanos e a sua adequação para integração em redes inteligentes.
A GasExpress desenvolve dispensadores inteligentes de garrafas de gás (GPL).
Ao serem geridos através de uma aplicação móvel, permitem ao consumidor encomendar, pagar e abrir cacifos com as garrafas pretendidas, sem necessidade de apoio de qualquer profissional.
Com o Jump Start, o projeto inovador pode ser testado no terreno, o que permitirá avaliar o impacto positivo na cadeia de valor da PRIO.
O terceiro projeto vencedor é a Swee. Especializada em doçaria vegan saudável, a start-up promete dar um toque extra de sabor a clientes da rede PRIO.