António Oliveira, Presidente da OLI, foi distinguido com o EY Entrepreneur of the Year, Prémio Inovação.
O júri reconheceu a sua capacidade, ao longo dos últimos 40 anos, de transformar ideias em negócios que promoveram a inovação, criaram emprego e geraram impacto social.
“Só com inovação é que nos conseguimos diferenciar e criar valor. Imaginar, nunca desistir dos desafios, sejam eles quais forem. Todos os desafios são possíveis de serem ganhos, desde que consigamos criar, inovar, encontrar soluções, dar a volta aos problemas. Todos os dias há novos desafios e oportunidades de crescimento e de surpreender. Determinação, rigor e nunca desistir”, disse António Oliveira na cerimónia que decorreu em Lisboa.
Relembrou que a “OLI é uma empresa que, ao longo dos seus 67 anos de vida, cresceu com pessoas simples, comprometidas e empreendedoras, tendo desafiado sempre o modo de olhar, de pensar, de planear, de trabalhar e de se relacionar. Uma empresa que nunca desistiu de um desafio para crescer”. “É persistente e focada em inovar e fazer melhor, sempre”, acrescentou.
Considera que este “é um reconhecimento do compromisso da OLI de criar valor para todos” e de “todos os colaboradores e antigos colaboradores que contribuíram para o que a empresa é hoje”.
Dedicou o Prémio aos filhos, António Ricardo Oliveira e Mariana Oliveira, e ao sobrinho, Rui Miguel Oliveira, que “em breve estarão à frente da empresa e que saberão, de certeza, continuar o legado deixado por mim e pelo meu irmão [Rui Oliveira] e que farão mais e melhor. Este Prémio é ainda um incentivo para a nova geração da família e para a equipa que com ela vai continuar esta aventura”, concluiu.
Entregue a cada dois anos em Portugal, esta foi a 8.ª edição do prémio. Entre os finalistas do júri liderado António Gomes Mota estiveram, além de António Oliveira (OLI), António Carlos Rodrigues (Casais), Carlos Mendes Gonçalves (Mendes Gonçalves), Guy Villax (Hovione) e Rupert Symington (Symington). Guy Villax conquistou o EY World Entrepreneur of the Year e Rupert Symington venceu o prémio Internacional.
O EY Entrepreneur of the Year nasceu em 1986 nos Estados Unidos da América. Considerado o mais antigo prémio de empreendedorismo a nível global, já distinguiu empresários como Jeff Bezos, da Amazon, Howard Schultz, da Starbucks, e Michael Dell, da Dell.
Em Portugal, foram galardoados Belmiro Azevedo (Sonae), Carlos Moreira da Silva (BA) e António Amorim (Corticeira Amorim) e Guy Villax (Hovione).
Para competir à escala global, a OLI investe continuamente em inovação. Com recurso à tecnologia patenteada, a empresa trabalha diariamente no desenvolvimento de novas e melhores soluções para uma casa de banho hidricamente eficiente, confortável e segura para todos.
Das torneiras de boia, que permitem o rápido e silencioso enchimento dos autoclismos, às resistentes estruturas autoportantes, que permitem ao utilizador ajustar a altura do sanitário, até às placas de comando desenhadas por arquitetos mundialmente reconhecidos, a OLI foi construindo, ao longo dos últimos cinco anos, um valioso portfolio que contribui para a preservação ambiental e o bem-estar de todos na casa de banho.
O primeiro projeto de inovação e de poupança de água da OLI nasceu há 24 anos. Tratou-se da dupla-descarga, uma solução hoje presente em todo o mundo, responsável por uma poupança hídrica na ordem dos 50%.
À inovação da dupla-descarga, juntam-se diariamente outras soluções simples, amigas do ambiente e com benefícios económicos.
A OLI é uma das empresas portuguesas que mais patenteia na Europa, sendo a mais inovadora no setor da construção, de acordo com os últimos relatórios do Instituto Europeu de Patentes. Atualmente dispõe de 38 patentes ativas.
Presente em 80 países dos cinco continentes, e com filiais em Itália, na Alemanha e na Rússia, a OLI está em casas de banho de todo o mundo - do hotel no Dubai, ao hospital de Israel, passando pelo estádio de futebol do Qatar e pelo restaurante em Itália.