O Porto de Aveiro avança para o projeto de reconfiguração da Barra para garantir a entrada a navios de maior dimensão.
Depois de alguns anos de estudo pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil chega o momento de lançamento do concurso já com anúncio em Diário da República.
A administração portuária investe, de forma direta, 400 mil euros nesta fase que irá passar por estudo de impacto ambiental até ao concurso de uma obra que poderá custar cerca de 30 milhões de euros.
O molhe sul será encurtado em 100 metros e, depois, prolongado em 200 metros, numa rotação para sudoeste, garantindo uma boca de barra mais alargada e protegida.
A administração em sucessivas declarações tem acentuado a importância de criar condições para receber novas embarcações.
Eduardo Feio aponta os 32 metros de boca das embarcações como objetivo uma vez que se trata das dimensões para navios que atravessam o Canal do Panamá e que já representam a maioria da frota à escala global.
O alargamento da boca da barra é mecanismo encontrado para tentar melhorar as acessibilidades e minimizar os impactos da entrada de água na laguna.
“A concretização do presente projeto permitirá aumentar a qualidade dos serviços prestados ao nível da fiabilidade e segurança das condições de acesso oferecidas, bem como capacitar o Porto de Aveiro para a oferta de novos serviços portuários e, consequentemente, para a diversificação das suas áreas de negócio e reforço do porto no seu hinterland. Este projeto constitui uma mais valia para aumentar a capacidade competitiva das empresas que utilizem o Porto de Aveiro”, refere a APA em comunicado divulgado esta manhã.
O concurso, lançado pelo valor base de 400 Mil Euros, prevê um prazo de execução 210 dias. O prazo de entrega das propostas termina a 23 de setembro.