Os Portos do Continente movimentaram 86,9 milhões de toneladas em 2019 com uma quebra de 6,2% face a 2018.
Segundo dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes a quebra cifra-se em 5,7 milhões de toneladas.
Redução muito associada às operações do Porto de Sines que registou redução de 6,1 milhões de toneladas por efeito da diminuição das importações de Carvão e de Petróleo Bruto e da diminuição do volume de Carga Contentorizada.
Com quebra contam-se também os portos de Aveiro, Figueira da Foz, Faro e Portimão.
Leixões, Setúbal, Viana do Castelo e Lisboa cresceram.
A Carga Contentorizada em Lisboa e os Outros Granéis Líquidos em Sines e Aveiro registaram ganhos.
Em termos de movimentação global, o Porto de Sines mantém também a liderança com uma quota de 48,1% e Aveiro continua nos maiores cinco.
O Porto de Leixões ocupa a segunda posição (com 22,5%) seguindo-se depois os portos de Lisboa (13%), Setúbal (7,3%) e Aveiro (6,3%).