Elza Pais considera que há caminho a percorrer para tornar o setor do turismo mais equilibrado e mais justo na forma como valoriza homens e mulheres.
A Presidente das Mulheres Socialistas-ID visitou instituições de Aveiro e Águeda e esteve no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro para conhecer estudos sobre o setor e a realidade laboral.
Este Departamento da UA foi responsável pelo estudo de mercado, encomendado pela Secretaria de Estado do Turismo e pelo Turismo de Portugal, sobre a igualdade de género no sector do Turismo.
Carlos Costa, especialista nesta área e membro do Conselho Nacional Estratégico para a Igualdade, é o Coordenador.
Há indicadores preocupantes num setor com mais mulheres mas como acentuada desigualdade salarial.
Elza Pais afirma que é necessário dar atenção ao tema como forma de responder aos desafios da qualificação e do bem-estar e, dessa forma, garantir recursos estáveis (com áudio)
Outro dos focos da visita foi o projecto “Crianças Invisíveis”, coordenado por Rosa Madeira, investigadora da Universidade de Aveiro.
Este é um projeto que visa unir áreas diferentes, como a saúde, educação, entre outras, e "alimentar-se" das sinergias.
Pretende alargar a percepção, sobretudo das crianças, de que existe um "mundo bom" fora do seu bairro e outras oportunidades que também podem ser suas.
A Abashalom, associação em Vale Domingos, Águeda, trabalha na componente social e de perto com comunidades de etnia cigana.
A presidente das Mulheres Socialistas diz que a visita à região permitiu conhecer mais a fundo “territórios e pessoas” (entrevista em áudio).