O fabricante português de tapeçarias ‘premium’ Desistart inaugura no final do verão, em Paris, o primeiro espaço de exposição permanente dos seus produtos no estrangeiro.
Na capital francesa, a empresa partilhará um ‘showroom’ profissional com algumas das mais famosas marcas internacionais de artigos de luxo e equipamentos para casa e decoração, localizado num dos bairros mais requintados da cidade.
A opção por França, onde em breve a Desistart passará a ter um delegado comercial residente, justifica-se pelo “dinamismo do mercado, nomeadamente no que respeita à habitação de gama alta e ao ‘trade’ hoteleiro”, adianta Henrique Ferreira, fundador e administrador da empresa.
Em 2016, as exportações já valeram mais de dois terços da faturação, que chegou aos 1,2 milhões de euros, montante que deverá crescer cerca de 25% no corrente exercício, para atingir os 1,5 milhões pela primeira vez nos 20 anos de existência da empresa.
Até final da década, aliás, as vendas além-fronteiras deverão ser o motor do crescimento da empresa e representar cerca de 90% do volume de negócios no final de 2018. As projeções da administração são “ambiciosas”, reconhece Henrique Ferreira, que está a trabalhar para superar os 2 milhões de euros de faturação em 2020.
São dados avançados na visita do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, às instalações para verificar o programa de investimentos superior a 2 milhões de euros, concluído no fim do ano passado com recurso a fundos do Portugal 2020.
Caldeira Cabral destacou os resultados alcançados pelas empresas no primeiro trimestre reforçando o clima de confiança. O crescimento das exportações e a diminuição do desemprego ajudou a consolidar a recuperação. “A confiança entre agentes económicos é motor de uma performance exponenciada pelo aumento da competitividade”.