FITUR: "Este é melhor e mais importante sentido do turismo: cooperação e sucesso” - Pedro Machado.

As regiões de turismo do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola apresentaram, esta quinta-feira, na Feira Internacional de Turismo, em Madrid, as iniciativas previstas para este ano na sua estratégia conjunta de promoção turística.

As iniciativas conjuntas previstas para 2025 incluem uma apresentação da estratégia para o mercado ibérico, que terá lugar em Portugal, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market; uma série de ações promocionais, que decorrerão em junho, em Madrid e Lisboa, junto dos meios de comunicação e que terão uma vertente de informação promocional para o público em geral; e um encontro empresarial a realizar em Elvas, em novembro, que juntará empresários e administrações do setor turístico do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura.

Durante a sessão, o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, realçou as vantagens desta aliança.

“A promoção conjunta é um processo que começámos há alguns anos, com o pressuposto de que estes são territórios que têm continuidade de território e de culturas e que estão na maior placa recetora de turistas do mundo, que é Portugal e Espanha. São regiões que têm as suas singularidades mas que, com os seus produtos turísticos, com as suas povoações, a sua gastronomia e vinho, fazem parte de uma combinação perfeita de territórios”, sublinhou.

“Estamos aqui para assumir o compromisso de continuarmos a trabalhar juntos, para podermos captar riqueza e, sobretudo, para colocarmos os benefícios dessa riqueza ao serviço das comunidades. Este é melhor e mais importante sentido do turismo: cooperação e sucesso”, concluiu o Secretário de Estado.

Anabela Freitas, vice presidente da Turismo do Centro, destaca o conceito de dois países e um destino turístico.

“O turismo é uma indústria poderosa, mas é fundamental que o turismo fixe pessoas e crie riqueza nos territórios. Juntos, podemos trabalhar e fazer muito mais pelas nossas gentes, pelos nossos territórios, pela nossa identidade e cultura. Até porque há muito mais que nos une do que nos separa”.

Do Alentejo, Pedro Beato considerou que se trata de uma proposta de “grande valor para o turismo”.

“Temos muito em comum: a fronteira entre Espanha e Portugal é a fronteira que nos une. Todos aqueles que querem conhecer a Península Ibérica dispõem aqui de um excelente destino que reúne três regiões”.

Jesús Viñuales, em representação da Extremadura espanhola, encerrou a sessão com exemplos concretos de produtos turísticos que podem ser promovidos em conjunto. 

Estes passam pelos espaços naturais, como parques nacionais, reservas da biosfera, geoparques, reservas naturais, albufeiras e lagos, mas também a cultura e as tradições, os lugares Património Mundial da UNESCO, os castelos espalhados pelo território, as aldeias históricas ou do xisto, a gastronomia e os vinhos.

“Se juntarmos Espanha e Portugal, tornamo-nos o principal mercado de turistas internacionais do mundo. Nós, na Extremadura, não podemos deixar passar esta oportunidade. Dois países que antes viraram as costas um ao outro, estão agora a olhar diretamente nos olhos e a apertar as mãos com firmeza”, acrescentou.