O Ministro do Planeamento acredita que com os devidos passos a economia digital é importante para o futuro da economia nacional alargando horizontes, mercados e o tipo de produção.
Nelson de Sousa assistiu à tomada de posse dos órgãos sociais da Associação Industrial do Distrito de Aveiro – Câmara de Comércio e Indústria e não hesitou em considerar que se trata de uma “oportunidade” no momento em que a sociedade se confronta com novos conceitos e novas prioridades e novas ferramentas (com áudio)
O Ministro lembra que este é o tempo da inteligência dos dados e da capacitação das empresas e que os meios permitem ir mais longe (com áudio).
Salientou igualmente o trabalho feito pela AIDA CCI como exemplo de excelência na representação e promoção do tecido empresarial do distrito de Aveiro, assim como na promoção da internacionalização e do crescimento da economia desta região.
A Direção da AIDA CCI, eleita a 28 de junho, tomou posse numa cerimónia que decorreu no âmbito do Simposium “Aveiro 4.0 | O futuro da Tecnologia, Indústria 4.0, Marketing Digital e Inovação”, no Centro de Negócios de Oliveira de Azeméis, e será liderada por Fernando Paiva de Castro, que representa a Aliança – Vinhos de Portugal.
Fernando Paiva de Castro revelou que a equipa diretiva vai, “no próximo mandado, procurar continuar e fazer crescer a AIDA CCI: continuar um trabalho que sabemos ter sido muito positivo, e crescer porque queremos chegar ao fim do mandato com uma AIDA CCI maior, mais forte e mais consolidada”.
E defendeu uma aposta do Governo na formação de recursos, sem exclusões, e com capacidade de integrar os trabalhadores numa nova geração produtiva (com áudio)
Fernando Castro fez um balanço muito positivo do Simposium, assinalando os contributos dos oradores convidados para o esclarecimento de muitos mitos associados à Indústria 4.0.
Da nova Direção da AIDA CCI fazem ainda parte como vice-presidentes as empresas Futurvida – Fabricação de Veículos Especiais, Lda (representado por Delfina da Cunha), a J. Prior – Fábrica de Plásticos, Lda. (representada por Carlos das Neves), a Indasa – Indústria de Abrasivos, S.A. (na pessoa de Carlos Dias de Sá), a Ovargado – Sociedade Comercial de Alimentos para Animais, S.A. (com Lígia Maria Coelho), Valinox – Indústrias Metalomecânicas, S.A. (representada por Pedro Soares), a SAFA – Construções Electromecânicas, Lda. (com Amílcar de Almeida), a HFA – Henrique, Fernando & Alves, S.A. (na pessoa de Henrique Ferreira) e Unisolda – Comércio e Indústria, Lda. (com Álvaro Eugénio da Silva). Os suplentes da Direção são a Sociedade de Pesca Miradouro, S.A., representada por Pedro Jorge da Silva) e a Solintellysys, Lda. (com João Carlos Figueiredo).
Na cerimónia tomaram ainda posse os membros da Assembleia Geral, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo da AIDA CCI para o triénio 2019-2022.
Na ocasião, Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, relevou o tecido empresarial deste município, que representa um “importante contributo” para as para as exportações.
Estas empresas são sobretudo de base produtiva mas, referiu o autarca, “seria muito importante receber também na região empresas de base criativa e tecnológica”.