Uma empresa de Mamodeiro prepara investimento em projeto de eficiência energética. A UARTRÓNICA, de Mamodeiro, em Aveiro, investe em projeto na área do autoconsumo com instalação a cargo da SunEnergy. Serão instalados cerca de 700 painéis solares na empresa.
A SunEnergy tem assumido instalações industriais na região de Aveiro e tem em mãos uma instalação em que a novidade é a utilização de um banco de baterias de iões de lítio, que terá a função de Back up em caso de falha de energia e de assegurar a acumulação de energia excedente durante o dia para utilização noturna ou nos períodos em que ela é mais cara.
A UARTRÓNICA, empresa que se dedica à industrialização, planeamento, logística, e produção de componentes eletrónicos, criada em 1996 e que está localizada em Mamodeiro, irá poupar 40 mil euros e evitar 106 toneladas de CO₂ já no primeiro ano.
Este projeto, caracterizado pela instalação de 700 painéis solares, 200 kW de potência, prevê a instalação de um banco de baterias de iões de lítio com 90 kWh de capacidade de armazenamento que terá a função de assegurar a acumulação de energia excedente durante o dia para utilização noturna.
Funcionará também como uma UPS solar, que entrará em funcionamento ao ocorrer qualquer falha de energia. Este tipo de baterias de iões de lítio, usadas sobretudo em casas, começam agora a ser uma solução viável para as empresas, principalmente no caso de existirem processos críticos que não podem parar.
“Este é um investimento fundamental para a UARTRÓNICA. Acaba por ser uma solução 2 em 1 dado que nos permite produzir e acumular energia e, ao mesmo tempo, evitar prejuízos grandes decorrentes das falhas de energia.” diz Henrique Ferreira, Administrador da UARTRÓNICA.
“Tem havido uma procura crescente por parte das empresas dos mais variados setores por este tipo de sistemas de autoconsumo, que lhes permitem obter poupanças significativas na sua fatura energética, uma vez que este modelo tem a vantagem de produzir energia quando ela é mais cara para as empresas, precisamente durante o dia, quando existe sol. Energia mais barata significa mais competitividade para as empresas. Hoje em dia, este tipo de investimentos tem rentabilidades superiores a 20/25% ao ano, o que equivale a um payback a rondar os 4/5 anos” diz Rui Oliveira, da SunEnergy.