O comércio digital pode ser o grande aliado das pequenas economias com ambição de chegar aos quatro cantos do mundo.
Ricardo Arroja, presidente do conselho de administração da AICEP Portugal Global, deixou a mensagem para a importância da formação de recursos humanos e empresas em comércio online.
Lembra que hoje as exportações representam 50% do PIB nacional mas podem e devem ambicionar maior peso na economia dos países.
A tecnologia é apontada como “ferramenta” para pequenos países e empresas de pequena e média dimensão darem o salto para a economia global.
No dia em que a AICEP realiza, em Aveiro, a V Conferência Exportar Online nas instalações da AIDA CCI, o comércio online esteve em destaque.
Ricardo Arroja diz que estar fora deste segmento é estar fora da economia (com áudio)
Especialistas debatem as estratégias internacionais de e-commerce e o dia fica marcado pelo encontro de empresários com representantes dos marketplaces Amazon, Alibaba e FNAC.
Arroja disse, ainda, que a estratégia do país encontra nas tecnologias a aposta certa para alavancar as exportações.
E considera que o país pode também tornar-se referência na captação de novos negócios e investidores que encontrem no país o ambiente certo para fomentar o comércio online (com áudio)
Fernando Paiva Castro, presidente da direção da AIDA CCI, lembra que o tema entrou mais a sério na vida das empresas em 2019, para mitigar os efeitos da pandemia.
Agora com as guerras e a instabilidade que condiciona a livre circulação de pessoas e bens, o comércio digital é obrigatório (com áudio)
Os segredos do e-commerce (economia digital) em jornada de trabalho na sede da Associação Industrial.