Confirmado o investimento na náutica de recreio e futuro para as instalações dos antigos estaleiros da Ria Marine.
A Administração do Porto de Aveiro e a empresa Neptune celebraram um contrato de concessão do espaço do antigo estaleiro naval da Ria Marine, num acordo que terá a duração de 20 anos.
O espaço será dotado de uma doca-seca equipada com meios ao nível de alguns dos melhores estaleiros internacionais, que inclui uma das maiores estufas de pintura de embarcações da Europa, como de um conjunto de serviços vocacionados para a melhoria da prática e experiência de diferentes tipos de nautas, sejam nacionais ou estrangeiros.
O novo estaleiro criará cerca de 26 postos de trabalho e representa um investimento global de 3 milhões de euros.
Deverá estar operacional na vertente de construção e remodelação em abril e a doca seca no final de junho.
“Esta concessão assume especial relevância para o Porto de Aveiro, pois materializa a sua estratégia de valorização dos territórios portuários, aliada à revitalização das atividades do setor da reparação e construção naval para o setor da náutica de recreio, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da economia azul”, refere a nota da APA.
A aposta na náutica de recreio tem vindo a ganhar terreno com empreendedores interessados em explorar este filão.
A administração da Riamar adiantava em setembro de 2020 que o interesse chegava de vários segmentos.
Recentemente uma empresa de Aveiro, ligada ao grupo empresarial Neptune, dedicada à construção de embarcações de recreio no segmento de luxo, viu distinguido um seu projeto na lista de candidatos a melhor do ano.