A Associação Industrial do Distrito de Aveiro promove um seminário sobre o futuro da exportação digital.
Encontro esta quarta, dia 22, entre as 14h00 e as 17h30, no auditório da AIDA CCI.
O projeto ADE – Aveiro Digital Export - representa uma das principais linhas de atuação da Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro.
Aposta no reforço de competências exportadoras e digitais das empresas do distrito de Aveiro.
O evento, intitulado “On the way to the future with industry by Digital Export”, conta com intervenções de Bernardo Santos e Sousa, João Borga, Paulo Vila Luz, André Jesus Santos, Miguel Taborda e Nuno Mangas.
Na abertura, destaque para a presença do diretor executivo do Portugal Digital, Bernardo Santos e Sousa.
Com mais de 10 anos de direção executiva e skills altamente qualificadas na liderança ativa, planeamento e desenvolvimento de parcerias estratégicas, o responsável vai a Aveiro falar das “Principais tendências e desafios da exportação digital em 2023”.
Seguir-se-ão as comunicações de João Borga, administrador na Agência Nacional de Inovação (ANI); Paulo Vila Luz, vice-presidente da ACEPI e representante da associação nos fóruns de pagamentos e regulamentação do Banco de Portugal e Ecommerce Europe; e André Jesus Santos, manager de Business Consulting da Deloitte em Portugal e especialista em Supply Chain & Network Operations.
Os três oradores vão participar na sessão “Insights para uma exportação digital de sucesso (Financiamento, Legislação & Supply-Chain)”, a decorrer entre as 15h20 e 16h20, onde cada um abordará as suas áreas de conhecimento.
A programação continua com a apresentação de resultados do projeto Aveiro Digital Export, que será orientada por Miguel Taborda, senior manager de Business Consulting da Deloitte em Portugal, com foco no setor público.
O orador tem mais de 18 anos de experiência profissional, em várias áreas de consultoria, incluindo a gestão de projetos nacionais e internacionais de I&D e Inovação.
A sessão de apresentação (14h30) do seminário “On the way to the future with industry by Digital Export” ficará a cargo de Fernando Castro, presidente da AIDA CCI, enquanto o encerramento (17h00) será da responsabilidade de Nuno Mangas, atual presidente do COMPETE 2020.
Outrora, foi presidente do IAPMEI e do Politécnico de Leiria, administrador não executivo da ANI e representante de Portugal na SME Envoy Network, entre os anos 2018 e 2020.
O projeto ADE – Aveiro Digital Export conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível FEDER de 745 783,45 euros o que resultou num incentivo FEDER de 633.915,93 euros.
Além de apostar na promoção internacional de marcas, produtos, bens e serviços do distrito de Aveiro, o projeto visa potenciar a utilização de canais/plataformas digitais para aumento das exportações, das PME, assim como internacionalizar o seu conhecimento