O Porto de Aveiro confirma que está pronto para concurso de obra o projeto de reabilitação da avenida marginal aos bacalhoeiros na Gafanha da Nazaré e admite que existe a intenção de estudar a criação de uma ligação direta entre o cais bacalhoeiro e o terminal sul para evitar as deslocações até às portas de Aveiro.
Eduardo Feio pretende valorizar as conexões entre terminais portuários.
No dia em que garante estar próximo o lançamento de concurso para o arranjo da via marginal, na Gafanha da Nazaré, o administrador anuncia a intenção estudar a viabilidade de articular este corredor e a via de cintura portuária com a área portuária instalada no município de Aveiro, do outro lado do canal.
Uma obra que implicaria a construção de uma ponte, próximo do local da travessia ferroviária.
O gestor admite que os constrangimentos sentidos por alguma isolamento da zona de estaleiros e terminal sul pode ser resolvida com uma nova travessia no canal do Boco (com áudio)
O Porto de Aveiro celebra os 216 anos da abertura da barra.
As comemorações deste ano decorrem entre os dias 3 e 7 de abril, com destaque para a história e o futuro do Porto de Aveiro.
Esta quarta, no arranque das cerimónias, destaque para o descerramento das Placas Toponímicas e batismo de novas avenidas (Avenida de Estarreja – Invoca a relação histórica existente entre o Porto de Aveiro e o Complexo Químico de Estarreja; Avenida Eng.º João Ribeiro Coutinho de Lima – Diretor do Porto de Aveiro 1942-1963) e Avenida Eng.º João de Oliveira Barrosa - Diretor do Porto de Aveiro 1963-1987).
Segue-se, às 16h00, a inauguração da exposição “Porto de Aveiro: História e Futuro” no Edifício do Terminal Especializado de Descarga de Pescado.
A sessão solene será nessa tarde, às 16h30, também no edifício TEDP, com discursos de Eduardo Feio (Presidente do Conselho de Administração da APA), Nuno Pires (Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro), Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro) e João Campolargo (Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo).
Segue-se, às 17h00, a palestra “Desenvolvimento Regional” com Isabel Damasceno (Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro).
No dia 4 de abril (quinta-feira), entre as 15h00 e as 19h00, dá-se a abertura ao público da exposição “Porto de Aveiro: História e Futuro” patente no Terminal Especializado de Descarga de Pescado.
No dia 6 de abril (sábado), às 16h00, haverá palestra “História e Memória do Porto Bacalhoeiro” tendo como oradores André Tavares (Arquiteto e investigador na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) e Jorge Branco (Licenciado e Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador no Museu Marítimo de Ílhavo).
A terminar, no dia 7 de abril (domingo) cumpre-se o Dia Aberto do Porto de Aveiro com portas abertas para uma visita guiada às principais áreas portuárias.