Águeda: Município distingue investigador Carlos Costa com "chapéu de ouro".

Carlos Costa, professor e investigador na Universidade de Aveiro, distinguido pelo Município de Águeda com o “Chapéu de Ouro do Município”.

O investigador é uma das figuras reputadas no setor do turismo e foi distinguido no decorrer das Jornadas Internacionais de Turismo.

A Câmara Municipal de Águeda entregou, na sexta-feira, o “Chapéu de Ouro do Município” a Carlos Costa, doutor e mestre em Turismo, diretor do Programa Doutoral em Turismo na Universidade de Aveiro.

Cerimónia encerrou as Jornadas Internacionais de Turismo (21 e 22 de novembro, no Centro de Artes de Águeda).

O galardoado classifica Águeda como um dos Municípios do país que mais tem feito pelo turismo.

“Águeda tem vindo a crescer de uma forma excecional e ímpar nesta área”.

O “Chapéu de Ouro”, que vai na sua 4.ª edição, distingue aqueles que, pelo trabalho desenvolvido, contribuíram para o desenvolvimento do setor turístico. A cada ano o júri desta iniciativa seleciona projetos, personalidades ou entidades, que se destacam neste setor.

Carlos Costa, o homenageado deste ano, é ainda editor da Revista Turismo & Desenvolvimento, membro da Direção da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas e Diretor Técnico-científico da empresa spin-off em turismo “IDTOUR - Unique Solutions”.

Recentemente, foi distinguido na lista dos 2% de cientistas mais influentes do mundo, de acordo com o estudo realizado pela Universidade de Standford (EUA).

A Câmara de Águeda sublinha que a distinção e o esforço no setor do turismo tem valido a pena.

“Somos um caso de estudo. No vosso lugar, como académicos, estaria curiosíssimo, porque contrariámos tudo o que os livros dizem e não estudámos em nenhum”, declarou o Presidente da Câmara de Águeda, salientando que o trabalho de marketing territorial que tem sido desenvolvido pelo Município de Águeda, “com um esforço sobretudo do Município”, nos últimos anos, tem sido “extraordinário e tem sido apontado como exemplo, nacional e internacionalmente”.

O turismo, há poucos anos, “passava completamente ao lado de Águeda” e, hoje, “a cidade está inundada de turistas, de todas as nacionalidades, de todas as cores, que se juntam a este colorido que soubemos criar”, continuou, destacando o cuidado que o Município coloca no que faz e que torna “tão especial as experiências vividas aqui”.

As Jornadas Internacionais de Turismo reuniram diferentes visões nacionais mas também de Cabo Verde, Costa Rica e Malta.

O Vereador do Turismo defende que todos os territórios têm “sempre algo para mostrar e quando não têm, devem criar”.

“Foi o que fizemos, com o AgitÁgueda e com o Natal”, disse Edson Santos, desafiando as cidades a pensarem “fora da caixa” e a ousarem, criando produtos de promoção territorial diversificados e de excelência.