Fruto de um desafio lançado pela PHBP - ELECTRÓNICA, S.A. à Universidade de Aveiro (UA), o projeto "FOCO - Free Cooling Optimized Cabinet Operation" surge como uma iniciativa inovadora que promete otimizar o desempenho térmico e acústico dos armários outdoor.
O projeto aposta na otimização da eficiência energética e na sustentabilidade destes equipamentos.
O objetivo principal do projeto FOCO é desenvolver armários outdoor com capacidade superior de dissipar calor, reduzir ganhos térmicos e diminuir o nível de ruído, superando as limitações dos sistemas tradicionais.
Para isso, serão combinadas soluções inovadoras, como materiais de mudança de fase (PCM), fluidos térmicos e otimização do sistema de free cooling.
A colaboração entre a UA e a PHBP une a experiência industrial com o conhecimento académico, potenciando o desenvolvimento de soluções tecnológicas de ponta.
A equipa de investigadores na UA será liderada por Artur Ferreira, professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), e coorientada por Augusto Lopes, professor do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, contando ainda com o contributo de investigadores do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro e do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA).
Por parte da PHBP, uma equipa multidisciplinar com formação avançada em engenharia mecânica, eletrotécnica e energia renovável irá trabalhar em estreita parceria com os investigadores da UA.
O projeto FOCO representa um avanço significativo na melhoria da eficiência térmica e da sustentabilidade dos armários outdoor, destacando-se como um exemplo bem-sucedido da sinergia entre a indústria e a academia para impulsionar a inovação tecnológica.
Aprovado pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e financiado pelo programa Centro 2030, no âmbito do Sistema de Incentivos à Competitividade Empresarial para Investigação e Desenvolvimento Empresarial, o projeto FOCO envolve um investimento elegível de 1.441.685,28€, contando com um incentivo FEDER de 1.111.319,02€. Paulo Dias e Carlos Dias, administradores da empresa, salientam a relevância da parceria com a UA.
“A parceria estratégica com a Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto FOCO – Free Cooling Optimized Cabinet Operation, representa uma alavanca fundamental para o desenvolvimento tecnológico, permitindo-nos atingir os nossos objetivos com maior agilidade e impacto”.
Os responsáveis explicam que a PHBP pretende “afirmar-se no mercado global através de soluções sustentáveis que respondam às exigências crescentes de descarbonização e de eficiência energética”, sendo “determinante”, o “investimento contínuo em Investigação & Desenvolvimento”.
“Os nossos produtos, já amplamente validados em projetos intercontinentais, refletem este compromisso com a redução do consumo energético e a inovação responsável”, garantem ainda os administradores.
texto e foto: UA