O torneio Cidade de Aveiro em judo bate recorde de inscritos.
Evento organizado pelo Clube de Judo IPPON conta com mais de 270 atletas dos 3 aos 12 anos.
O pavilhão da Escola Básica de Aradas acolhe, este fim de semana, dias 17 e 18 de maio, a prova de Judo, que é cada vez mais um marco no calendário Nacional da modalidade, organizada anualmente pelo Clube de Judo IPPON no fim de semana após o feriado da cidade de Aveiro.
Este ano, para além da tradicional prova para atletas dos 3 aos 12 anos, vai decorrer no domingo uma prova do escalão sénior a contar para o Ranking Nacional de apuramento.
“Começamos a realizar este torneio anualmente desde a fundação do nosso clube. Era importante ter um torneio nesta altura do ano, e temos vindo a contar com cada vez mais atletas participantes”, começou por referir António da Costa.
Com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e da Associação Distrital, este tem sido um momento marcante ao longo dos anos, onde são recorrentes as presenças de clubes de norte a sul do país.
“Temos tido pessoas de todos o país. Já tivemos gente das ilhas também, o que demonstra a qualidade da nossa organização, já que acabam sempre por voltar”.
Com 270 atletas inscritos, suplantando o anterior máximo de 248, este será um evento histórico para o Judo de Aveiro. “Tentamos sempre fazer mais e melhor. Este ano estamos muito felizes com o número alcançado. A nossa meta agora será tentar que um ano, no Cidade de Aveiro ou no torneio do Clube de Judo IPPON em Novembro, alcançar os 300 atletas inscritos em prova”.
Este é também um evento solidário, como tem sido sempre as organizações do clube aveirense.
“Tentamos sempre dar um cariz solidário aos nossos eventos. Já apoiamos os Bombeiros, a Santa Casa da Misericórdia, o Castelo do Nilton, entre outras instituições. O mais importante é ajudar, e mostrar aos nossos atletas que podemos sempre ajudar com pequenos gestos. Este ano vamos recolher alimentos para o Moliceiro Solidário. Esperamos conseguir angariar uma boa quantidade de alimento, pois eles fazem um trabalho excecional".
Já no domingo vai ter lugar o Open do escalão sénior, que vai contar para o Ranking de Apuramento para o Campeonato Nacional do final do ano. Apesar de se querer um caráter solidário, a entrega de bens alimentares é facultativa e fica ao critério de cada atleta. “O Open não pode ter taxa de inscrição, mas nós colocamos uma taxa facultativa. Acho que vamos ter muita gente a contribuir na mesma”.
Para quem quiser assistir, as provas têm inicio às 15h no sábado, e às 10h no domingo.