Decorreu no passado sábado, dia 31 de Outubro, o Triatlo da Figueira da Foz, prova a contar para o 'Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo 2015'.
A equipa de triatlo 'MOTRINDE – Clube dos Galitos' participou nesta prova com quatro triatletas que neste dia apresentavam a sua melhor estratégia com o objectivo de atingir o melhor resultado possível no ranking nacional.
Esta última prova ficou marcada por se desenrolar num formato diferente do habitual, dado que as equipas tiveram de se organizar e realizar uma prova de Triatlo em contra-relógio. Neste formato cada equipa teria que se apresentar com um número de elementos entre os 3 e os 6, onde apenas o tempo do 3.º atleta da equipa a cortar a linha da meta contava para o tempo final. Por outro lado, sendo uma prova de contra-relógio, não era permitido drafting entre equipas adversárias e as partidas eram separadas por um minuto entre equipas.
Assim, de parte do Clube dos Galitos, os triatletas Luís Sousa (sénior), Josué Oliveira (veterano), Tiago Mendes (sénior) e Paulo Esteves Pereira (veterano) foram os "bravos galináceos" que constituíram a equipa absoluta que na Figueira da Foz defendeu as cores do clube aveirense, realizando os 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida em 01:16:23 horas, equivalente ao 13.º lugar das equipas masculinas.
O segmento de natação terá sido o mais complicado e exigente devido à forte corrente que se fazia sentir e que criou diferenças acrescidas entre algumas equipas, dado que as partidas eram espaçadas entre as várias formações. Por outro lado, os Galitos marcaram a sua prestação com um "excelente segmento de ciclismo" (31:46 minutos), ao nível do top-8 das melhores equipas em prova.
No final deste mesmo dia, realizou-se o jantar de convívio de final de época da Secção de Triatlo do Clube dos Galitos, que reuniu dirigentes do clube e da secção, treinadores e atletas de vários escalões. Com este momento de confraternização a equipa encerrou e comemorou colectivamente a época desportiva 2014/2015 que, nas palavras do Presidente da Secção - Mário Ferreira, “foi uma época desportivamente exigente e de muitos desafios de organização, mas tambémde sucesso colectivo e individual partilhado pelos vários atletas da equipa”.
Este momento de convívio ficou marcado pelas homenagens prestadas aos atletas que mais se destacaram na época que agora finda, nomeadamente através da seguinte entrega de prémios da secção de Triatlo: “Galo Jovem Promessa” – Duarte Nunes, “Galo Dedicação” – João França, “Galo Evolução” – Luís Sousa, “Galo Revelação” – João Martins, “Galo Resistência” – Josué Oliveira, “Galo Combatividade” – Teresa Cardoso, “Galo Desempenho Desportivo” – Pedro Palma e Cristiana Valente de Oliveira.
A noite ficou ainda marcada pela intervenção do Presidente do Clube, António Granjeia, que associando-se a este momento de comemoração, reforçou e estimulou o dinamismo da equipa e da secção para a época que em breve se vai iniciar e para a qual o Triatlo do Galitos já tem inscrições abertas.
Texto: Clube dos Galitos de Aveiro...