Daniel Fonseca trinfou na principal categoria na etapa de São Jacinto do European Tour of Bodyboard.
As provas terminaram com duas finais luso-francesas, tendo as vitórias sorrido a cada um dos países.
Assim, enquanto o francês Noah Capdeville triunfo no Pro Júnior, na categoria Open o grande vencedor foi o português Daniel Fonseca e logo frente o favorito e campeão do Mundo em título Pierre Louis Costes.
Foram duas finais muito disputadas, mas em que o mar não ajudou muito, pelo que apanhar boas ondas foi uma tarefa complicada e quem as encontrou no mar revolto de S. Jacinto acabou por ganhar.
Daniel Fonseca acabou por fazer apenas quatro ondas, contra as nove do francês Costes, mas a precisão com que o fez guindou-o ao triunfo, com um score de 15.40 pontos (8.50 e 6.90), enquanto o gaulês somou apenas 14.25 pontos (7.25 e 7.00).
“Estou muito contente, porque este foi um campeonato muito disputado e na final defrontei o campeão do Mundo. Isto vem na sequência dos bons resultados que tenho alcançado no Nacional. Estou a sentir-me bem e a surfar a um bom nível, pelo que este resultado foi muito bom”.
Entre outras razões, o bodyboarder considera o ano que passou na Austrália como muito positivo, pelo que lhe permitiu evoluir, apontando ao futuro com ambição. “O Europeu é aposta e quero tentar ficar, este ano, no Top 5”.
Destaque ainda para a prestação de Pedro Machado, tanto em Pro Júnior como em Open, que recebeu o prémio Revelação.
No final do Aveiro EuroBodyBoard Pro 2017 foram surfadas 596 ondas, 16 excelentes, 70 boas e 134 razoáveis, com os melhores registos a serem alcançados no segundo dia, em que as condições de mar estiveram melhores. Para a história fica a nota 10 pontos de Miguel Ferreira e o score de 18.27 pontos de Pierre Louis Costes.
A competição distribuiu 1.000 pontos e um prize money de €4000.
O ETB arrancou em Santa Cruz, passa agora por Aveiro, seguindo-se as provas do País Basco (Espanha) e de Marrocos, estando ainda a etapa francesa por confirmar.