Costa Nova recebe Taça de Portugal de Escolas de Vela em 2026.

O Clube de Vela da Costa Nova volta a ser palco da Taça de Portugal de Escolas de Vela em 2026.

Escolha confirmada pela Federação Portuguesa de Vela para a "Prova Rainha" da vela nacional.

Este evento reúne jovens velejadores vindos de todo o território nacional e ilhas, sendo considerado o primeiro grande campeonato das suas carreiras desportivas, e uma montra privilegiada do futuro da vela portuguesa.

Após o sucesso registado na edição de 2022, em que a organização e as condições proporcionadas pelo CVCN foram amplamente elogiadas, o Clube prepara-se agora para acolher novamente mais de 120 embarcações, “num dos mais seguros e atrativos campos de regata de Portugal”.

Além das “excelentes condições” técnicas para os atletas e equipas, a prova distingue-se pela sua localização única nas águas abrigadas do Canal de Mira, permitindo ao público acompanhar todas as regatas bem de perto, num ambiente envolvente e de grande proximidade com os velejadores.

"Ser escolhido novamente para acolher esta competição reforça a nossa reputação como um dos melhores locais em Portugal para a organização de Regatas", destacou o Presidente do CVCN, Paulo Ramalheira, acrescentando que o Clube está empenhado em proporcionar "um espetáculo desportivo inesquecível, tanto dentro como fora de água".

A competição está prevista para setembro de 2026, estando todos os detalhes adicionais, incluindo o calendário definitivo, sujeitos a confirmação posterior pela Federação Portuguesa de Vela.

O CVCN acolheu este fim de semana a 4.ª Prova de Apuramento Regional tendo apurado 13 velejadores para o nacional.

Em destaque esteve Pedro Firmeza, que brilhou ao vencer a competição na classe Juvenil.

A prova, que decorreu este fim de semana no CVCN, reuniu um total de 62 velejadores – 41 juvenis e 21 infantis –, em representação de sete clubes.

Com o encerramento da prova, ficaram definidos os velejadores apurados para as Provas de Apuramento Nacional (PAN), o próximo grande desafio do calendário, que se irá realizar de 13 a 15 de abril, em Portimão.

O CVCN estará representado pelos velejadores Ema Capela, Gabriel Conceição, Margarida Pereira, Martim Píncaro e Tomás Fonte, na classe Optimist Infantil, e por Carlos Gonçalves, Constança Varela, Gustavo Capela, Mafalda Caixinha, Manuel Senos, Miguel Teixeira, Pedro Firmeza e Pedro Oliveira, na classe Optimist Juvenil.

Esta 4.ª PAR ficou também marcada pela estreia das novas boias de regata do CVCN, uma aquisição realizada no âmbito do Contrato-Programa com a Câmara Municipal de Ílhavo.

Destaque também para a recuperação em tempo recorde do pontão afetado pela depressão Martinho, que permitiu que o CVCN acolhesse, com as melhores condições, esta importante prova do calendário da Federação Portuguesa de Vela.