A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal anunciou no fim de semana o falecimento do presidente da TCP.
“Os pensamentos e a solidariedade do Turismo Centro de Portugal estão, nesta hora difícil, com a família e amigos do Raul, a quem endereçamos os mais sentidos pêsames e manifestamos o nosso profundo lamento”.
A TCP diz que Raul José Rei Soares de Almeida “foi um homem e um dirigente exemplar, que contribuiu de forma ímpar para o engrandecimento da região Centro de Portugal, em todas as áreas em que pautou o seu trajeto pessoal e profissional”.
Ao longo de 15 meses assumiu a liderança da entidade regional de turismo e deixa como marca uma liderança próxima.
“O seu desaparecimento tão prematuro é uma perda irreparável a todos os níveis. Mais do que um líder, é um amigo que vemos partir”.
Nascido em Moçambique, em 30 de março de 1971, residia na freguesia da Praia de Mira, no concelho de Mira.
Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada do Porto, exerceu advocacia, especializando-se em Direito Informático numa sociedade de advogados em Lisboa.
Em 2013, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Mira, tendo sido reeleito em 2017 e 2021, funções que exerceu até tomar posse como Presidente da Turismo Centro de Portugal, no dia 1 de setembro de 2023.
O Presidente da República emitiu nota de pesar.
Marcelo Rebelo de Sousa fala em “profunda tristeza” pela “morte prematura de Raul Almeida”.
O antigo autarca dedicou grande parte da sua vida à causa pública, nomeadamente ao serviço dos mirenses, como presidente da Câmara Municipal de Mira. E encarava, agora, com grande entusiasmo e dedicação, um novo desafio, liderando o Turismo Centro de Portugal. À família e a todos os amigos, o Presidente da República apresenta os mais sentidos pêsames”.
Anabela Freitas, ex-autarca de Tomar e que ocupava o cargo de vice presidente, assume as funções de presidente da Turismo do Centro.