Inês Filipe ao piano na Casa da Cultura de Ílhavo em concerto com a Orquestra das Beiras.

Inês Filipe ao piano na Casa da Cultura de Ílhavo em concerto com a Orquestra das Beiras.

Uma combinação em projeto de edição fonográfica que conduz à gravação do concerto desta noite.

Primeira gravação do Concerto para Piano de Maria de Lourdes Martins, figura incontornável da música portuguesa.

Inês Filipe, artista, pianista Ilhavense e impulsionadora deste projeto, é uma entusiasta da criação contemporânea tendo sido premiada em vários concursos de piano Nacionais e Internacionais tais como Prémio Interpretação Frederico de Freitas, Paços Premium, Concursos de Piano do CMACG, Elisa Pedroso, Concurso Internacional Cidade do Fundão, destacando-se o “Prémio Antena2” do XVII SIPO Internacional Piano Festival.

Apresenta-se regularmente em recitais como solista, contando já com performances em inúmeros países tais como Espanha, Inglaterra, França, Itália, Tailândia, Bélgica, Alemanha, Panamá e Costa Rica.

Em Portugal atuou a solo na SIPO Internacional Piano Festival - num recital transmitido em direto para a Antena2; PianoPorto Festival, Nacional Museum of Music-Lisbon; Festivais de Outono; Ciclo “Hands on Piano 2018”; Dias de Música em Belém (CCB); Casa da Música- Porto “100 Pianistas para a Dona Helena”; Ciclo de Concertos de Coimbra; Festival Internacional de Música de Marvão; entre outros.

Estreou-se como solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras em 2018 que, agora, reencontra no palco da Casa da Cultura.

Gravou para a editora Da Vinci Publishing o CD monográfico "Claude Debussy - Piano Works, Preludes, Arabesques, Nocturne". Com a editora Musicamera Produções gravou o CD "Trio de Damas", nomeado para melhor álbum de música erudita portuguesa dos prémios Play2024, dedicado exclusivamente a obras de compositores portugueses.

Licenciada em engenharia civil, frequentou o Conservatório de Música de Aveiro, na classe da Professora Patrícia Sousa, e graduou-se em Performance de piano no Conservatorio Stanislao Giacomantonio em Itália, Conservatori Superior del Liceu em Barcelona, Universidade de Aveiro e Ensino de Piano na Universidade do Minho.

No concerto desta noite, a “aconchegar” a obra de Maria de Lourdes Martins estará o Divertimento em Fá Maior de W. A. Mozart, e a estreia absoluta do Divertimento de Luís Carvalho, obra escrita em 2024 com o objetivo de homenagear o primeiro compositor do programa, Mozart, e de mimetizar os seus divertimentos.

A Direção Musical do concerto estará a cargo do compositor e Maestro Luís Carvalho.