O Projeto “Vagos Extragenário” foi distinguido com Menção Honrosa no Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da CCDR Centro e dedicou a distinção àmemória de Susana Gravato, vereadora da autarquia falecida em 2025.
Trata-se de um projeto que resulta de um protocolo criado entre a Associação Extragenária e o Município de Vagos.
Foi distinguido com uma Menção Honrosa no Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da CCDR Centro, num universo de mais de160 projetos candidatos de toda a região Centro.
“Este reconhecimento representa um motivo de profundo orgulho e gratidão para todos os parceiros envolvidos, validando um trabalho desenvolvido ao longo de vários meses com impacto real e duradouro na comunidade sénior do concelho de Vagos”, refere a associação.
Durante a vigência do protocolo, iniciou em julho de 2024 e terminou no início do mês de novembro, o projeto contabilizou mais de 1.500 atividades realizadas, acolheu cerca de 50 participantes por dia, promoveu mais de 20 ações intergeracionais e contou com a colaboração ativa de todas as IPSS do concelho de Vagos.
“Embora o protocolo tenha formalmente terminado, o seu impacto permanece vivo na comunidade, nas relações criadas e na forma como se pensa e vive o envelhecimento em Vagos. Esta Menção Honrosa assume ainda um significado muito especial. É dedicada à Susana Gravato, cuja visão, entrega e humanidade foram determinantes para a concretização do projeto. Foi a Susana quem acreditou desde o primeiro momento, quando tudo era ainda uma ideia, e cuja inspiração guiou todo o caminho até este reconhecimento. Esta distinção é, por isso, também uma homenagem sentida à sua memória”.