A Biblioteca Municipal de Aveiro acolhe a apresentação do livro de Jorge Sarabando "O 25 de Novembro a norte - o processo revolucionário no ano de 1975".
Esta uma obra de referência sobre uma das datas históricas do país.
O jornalista, publicista, consultor, tradutor e autor, natural de Aveiro e ligado à intervenção política, tem vida centrada no norte do país, mantendo militância ativa.
Jorge Sarabando revisita um período da história entre Abril de 74 e Abril de 76, conhecido como processo revolucionário, e uma data em concreto que a Assembleia da República celebrou há poucos dias num quadro de divisões entre “esquerda” e “direita”.
O autor fala em “contributo para disputar a verdade histórica” sobre o 25 de Novembro que classifica como a data em que se consumou o fim da aliança entre Povo e MFA.
E um momento para prestar homenagem aos militares de Abril.
Um livro que procura desfazer a ideia de que o PCP tentou instaurar em Portugal uma ditadura.
Defende que não foi a esquerda que tentou golpear os compromissos democráticos assumidos pelo MFA.
As figuras do Norte, os nomes de referência, acontecimento marcantes na cidade do Porto, a economia do país e a evolução do Portugal democrático em destaque neste encontro cultural que reflete também sobre os desafios atuais de uma Europa confrontada com o crescimento da extrema direita.
Evento está marcado para este sábado, às 16h, em apresentação a cargo de Luís Miguel Loureiro, professor da Universidade do Minho.