Os Museus de Aveiro levam exposições às freguesias do Município durante os meses de verão.
Julho, agosto e setembro são meses de cultura descentralizada no âmbito do programa Cultura Perto de Si, do Município que em 2024 é Capital Nacional da Cultura.
O ciclo de exposições itinerantes
A Junta de Freguesia de Cacia recebe a exposição Uma Princesa em Aveiro, que conta, através de uma seleção de obras de arte, a vida de uma das personalidades mais marcantes da Cidade de Aveiro, a Princesa Santa Joana.
A exibição, patente até 20 de setembro, estimula a visita ao Museu de Aveiro / Santa Joana e a exploração de novos temas associados à História da Cidade.
Era uma Vez em Aveiro… estará em Aradas até 27 de setembro para dar a conhecer a organização social da Vila de Aveiro nos séc. XV e XVI.
Personagens retiradas dos vários grupos sociais (realeza, clero, nobreza, burguesia e povo) ilustram as atividades e profissões que caracterizavam a sociedade desta época.
Santa Joana e Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz terão “Gente que fez Aveiro”.
A exposição centra-se em personalidades que marcaram a História de Aveiro em diversas áreas: cultura, educação, plano religioso, empresarial, histórico/artístico e arquitetónico.
Os 16 painéis que compõem a exibição irão alternar entre as duas freguesias: de 1 de julho a 14 de agosto, oito estarão em Santa Joana e os restantes estarão em Nariz.
Os painéis trocarão de freguesias entre 16 de agosto e 27 de setembro.
Também até 27 de setembro estarão uma exposição fotográfica sobre o sal, da autoria de José Maçãs de Carvalho, no Centro Cultural de Esgueira e a exibição A Poesia da Forma.
A Viagem da Palavra, na Junta de Freguesia de Oliveirinha.
Criado no âmbito da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, este projeto junta a criatividade dos alunos das escolas da Região de Aveiro à de artistas que transformam os seus textos em obras de arte de cerâmica.
As obras da coleção do Concurso Aveiro Jovem Criador estarão em exibição nas juntas de freguesia de Eixo e Eirol e São Bernardo, entre 22 de julho e 27 de setembro.
Esta iniciativa ocorre desde 2000 e é já uma referência nacional nas áreas de Arte Digital, Audiovisual, Escrita, Fotografia, Ilustração, Música e Pintura.
“Assente em quatro das temáticas que compõem o ADN do território – património, cerâmica, arte contemporânea e viagem e aventura –, o ciclo de exposições itinerantes dos Museus de Aveiro estimula a visita a vários espaços do Município e desafia à exploração de temas associados ao passado e à História de Aveiro”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.