O Museu Marítimo de Ílhavo desafia a população para mais um projeto comunitário.
Chama-se “Céu Salgado” e é um projeto para os meses de Julho e Agosto em teatro de rua com marionetas de vento.
Para tal, encontram-se abertas as inscrições para as oficinas que darão origem a uma performance.
A iniciativa baseia-se na manipulação de marionetas com o vento e na transmissão de emoções que alertem a comunidade para a preservação marinha.
De forma divertida, os seres marinhos invadem o céu, levando à reflexão sobre o impacto que o ser humano provoca nos habitats e espécies da costa portuguesa.
Nos dias 17, 18 e 19 de julho, a comunidade mais jovem, dos 6 aos 12 anos, é chamada a participar na “Oficina Céu Salgadinho”, no Museu Marítimo de Ílhavo.
Nesta oficina, serão abordadas as espécies que habitam a costa portuguesa, como vivem e quais são as ameaças ao seu habitat.
Numa vertente pedagógica, serão desafiados com jogos teatrais e atividades plásticas, num atelier prático.
Para os adultos e jovens, a “Oficina Céu Salgado”, decorre nos dias 3 e 4 de agosto, no Museu Marítimo de Ílhavo.
Os participantes são convidados a dar vida às personagens marinhas ameaçadas, através das marionetas de vento.
Para tal, serão dinamizados exercícios de preparação física, consciência de grupo, desenvolvimento de características de personagens e práticas de teatro de rua.
Por fim, o projeto “Céu Salgado” será apresentado com e para a comunidade na Costa Nova, nos dias 8 e 9 de agosto, e no 87º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo, no dia 10 de agosto.
“Céu Salgado” é um projeto da companhia Boca de Cão – Teatro de Rua e Formas Animadas, de Hugo Ribeiro e Joana Domingos, com dois criativos do projeto Seistopeia, Marisa Freitas na área da dança e do movimento, e Vila, na criação musical.
Foto: Patricia Poção